Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/33055
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorGaspar, José Fernando Tavares-
dc.date.accessioned2016-11-24T10:44:48Z-
dc.date.available2016-11-24T10:44:48Z-
dc.date.issued2016-09-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/33055-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.por
dc.description.abstractEste estudo analisa o comportamento de compra do consumidor de medicamentos Genéricos. O objetivo principal do estudo foi entender os determinantes da atitude e da intenção de compra dos Medicamentos Genéricos. A este objetivo pretende-se também saber quais as variáveis que influenciam a intenção de compra de Medicamentos Genéricos, por um lado, e de que forma a intenção de compra se reflete no comportamento do consumidor, em relação à compra de Medicamentos Genéricos. Tendo como base anteriores estudos de autores desenvolveu-se um modelo que permitiu explicar, tanto a atitude como a intenção do consumidor, face à compra de Medicamentos Genéricos. Desta forma, esta dissertação traz importantes conclusões para as empresas da Indústria Farmacêutica, nomeadamente, ao nível da Intenção de compra dos consumidores e das características diferenciadas nas suas preferências, contribuindo, assim, para uma definição mais eficiente e eficaz da estratégia de marketing que pretendem seguir. Realizou-se uma investigação empírica, tendo sido posta em prática através de disponibilização / preenchimento de inquérito online. Os dados recolhidos do inquérito foram analisados através de análise estatística, realizada no programa de tratamento estatístico SPSS, de modo a obter os resultados que serviram de base à discussão e conclusão do trabalho. Em relação á abordagem metodológica, foi decidido realizar uma metodologia quantitativa. Esta decisão teve como base a procura da quantificação de características relacionadas com o intenção e atitude dos consumidores face à compra de Medicamentos Genéricos. È uma estratégia metodológica que procura quantificar os resultados obtidos tanto da recolha de dados como da sua análise. O estudo realizado determina a relação entre as varáveis de controlo, definidas como variáveis dependentes, Atitude e Intenção, e as variáveis modelo, entendidas como as variáveis independentes, Confiança, Marca, Preço, Lealdade, Conhecimento, Risco Percebido, que recorrem a métricas e escalas na avaliação das perceções e atitudes dos consumidores face à compra de Medicamentos Genéricos. A recolha de dados e a sua análise conduziu à conclusão de que a Atitude do consumidor tem uma relação positiva a nível das variáveis Conhecimento e Confiança. Os consumidores portugueses valorizam a Atitude e Confiança que depositam nos MG permitindo, assim, explicar o segundo determinante da atitude de compra destes medicamentos. As variáveis atitude e confiança afetam positivamente a intenção de compra. Por sua vez, a Lealdade, influenciou negativamente a intenção de compra do consumidor.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectIntenção de compra do consumidorpor
dc.subjectMedicamentos genéricospor
dc.subjectMedicamentos de marcapor
dc.subjectTeoria do comportamento planeadopor
dc.titleComportamento do consumidor na compra e utilização do medicamento genéricopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleComportamento do consumidor na compra e utilização do medicamento genéricopor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese-José Gaspar.pdf2.83 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página 10

1.127
Visto em 16/out/2024

Downloads 10

2.091
Visto em 16/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.