Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33015
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGama, Paulo-
dc.contributor.authorNeves, Bárbara Patrícia Antunes-
dc.date.accessioned2016-11-23T10:41:06Z-
dc.date.available2016-11-23T10:41:06Z-
dc.date.issued2016-09-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/33015-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves.por
dc.description.abstractA utilização do meio digital veio permitir às organizações um decréscimo nos gastos, o que aliado a diversos outros fatores é tido como um estímulo, no caso particular das PMEs. Estas empresas procuram cada vez mais, melhores formas de subsistir perante ambientes competitivos. O mundo digital veio criar pontes entre organização e consumidor, dando primazia à confiança entre ambos e permitindo às empresas uma comunicação em massa mas com uma perceção de comunicação singularizada. Esta ferramenta é detentora, igualmente, de uma crescente relevância no que respeita o acesso à obtenção de informação, ajudando na criação de uma vantagem competitiva. Uma empresa com maior leque de informação possui maior facilidade na resposta às constantes alterações do meio envolvente, bem como a potencialização de previsão no processo de tomada de decisão. A presente dissertação analisa a utilização das redes sociais, traduzida em número de publicações feitas pela empresa e número de likes angariados com essas mesmas publicações, e o reflexo que essa utilização representa nas diversas perspetivas da empresa (i.e. social, comercial, económica e financeira). É desenvolvida uma análise em painel onde constam as 100 PMEs Líder portuguesas que compõe o ranking de PME Líder anual, construído pelo Diário Económico anualmente, observadas entre o período de 2010 a 2014, por forma a testar os efeitos do número de posts e likes no ROA, ROE, Crescimento das Vendas e Crescimento da Empregabilidade das mesmas. Os resultados, verificam na sua maioria, a inexistência de uma relação entre as redes sociais e os indicadores das organizações. É de destacar a existência de resultados significativos no que respeita o indicador do crescimento do número de empregados. É igualmente de destacar a relação significativa que se mantêm após a introdução das variáveis de controlo do efeito indústria e ano em algumas das variáveis. A dificuldade no alcance de resultados, é sempre condicionada pela amostra em estudo, no entanto o presente estudo verificou que a relação que almejava alcançar não era uma relação robusta, não apresentando consistência temporal, nem entre indústrias. A consciencialização do papel das redes sociais já faz parte do quotidiano de muitas entidades, no entanto a curiosidade no que respeita o seu real valor é ainda recente, tanto é que na literatura ainda se encontram poucos estudos no que respeita a quantificação dessa ferramenta nas diversas perspetivas da entidade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectPMEpor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectPerspetiva financeirapor
dc.subjectPerspetiva económicapor
dc.subjectPerspetiva comercialpor
dc.subjectPerspetiva socialpor
dc.titleO impacto das redes sociais na rendibilidade e crescimento das PMEs : estudo aplicado ao Facebookpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleO impacto das redes sociais na rendibilidade e crescimento das PMEs : estudo aplicado ao Facebookpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Bárbara Neves.pdf10.66 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.