Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33003
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCunha, Teresa-
dc.date.accessioned2016-11-22T16:28:34Z-
dc.date.available2016-11-22T16:28:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1647-0737por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/33003-
dc.description.abstractMaria’s Grotto é um filme de 2007 da autoria da realizadora palestiniana Buthina Khoury sobre os crimes de honra na Palestina de hoje. É uma obra onde três narrativas se conjugam e se repelem em vários momentos para que, nesse processo de aproximação e de exasperação mútua, o argumento se vá produzindo pelas imagens, vozes e silêncios do documentário. Ouço e vejo três narrativas que transcorrem pelo tempo e tomam forma através dos espaços e dos tempos onde as quatro estórias sobre aquelas quatro mulheres palestinianas são contadas. Neste ensaio procuro ouvir as vozes mas também ver os rostos, os lugares e os gestos com que estas mulheres interrompem o insuportável ruído de fundo sobre as mulheres assassinadas na Palestina por serem acusadas de desonrar as suas famílias. Não é meu objectivo principal teorizar sobre este filme mas sim reflectir sobre ele e com ele, tendo como pano de fundo uma abordagem feminista pós-colonial.por
dc.description.abstractMaria’s Grotto is a 2007 film on crimes of honour in contemporary Palestine by Palestinian director Buthina Khoury. The three film narratives converge and repel each other on and off, so that, in the process of rapprochement and mutual exasperation, the film plot comes together in the images, voices and silences of the documentary. One listens to and watches three narratives that evolve throughout time and take shape through the spaces and times where the four stories of those four Palestinian women are told. In this essay I try not only to listen to the voices, but also to see the faces, places, and gestures with which these women interrupt the unbearable loudness of women murdered in Palestine as a result of being accused of dishonouring their families. My main goal is not to theorize about this movie, but rather to reflect upon it based on a feminist post-colonial approach.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Sociaispor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFeminismos pós-coloniaispor
dc.subjectNacionalismo palestinianopor
dc.subjectCrimes de honrapor
dc.subjectMasculinidadespor
dc.titleO insuportável ruído dos crimes de honra na Palestina. Maria’s Grotto no coração dilacerado da naçãopor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage60por
degois.publication.lastPage77por
degois.publication.issue22por
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlee-cadernos CESpor
dc.relation.publisherversionhttp://eces.revues.org/1845por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.4000/eces.1845por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-8622-9097-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.