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Title: Ansiedade aos testes em estudantes universitários: um novo modelo de avaliação e conceptualização
Authors: Nogueira, Ana Cláudia Alves 
Orientador: Salvador, Maria do Céu
Keywords: Ansiedade aos testes; Avaliação; Questionário; Pensamentos automáticos; Comportamentos de segurança
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Ansiedade aos testes em estudantes universitários: um novo modelo de avaliação e conceptualização
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Dada a escassez de instrumentos de avaliação de aspetos específicos da ansiedade aos testes, o objetivo desta investigação prendeu-se com o desenvolvimento e aferição de dois novos instrumentos – o Questionário de Pensamentos Automáticos face a Situações de Teste (QPAST) e o Questionário de Comportamentos face a Situações de Teste (QCST) – destinados a avaliar cognições e comportamentos específicos antes, durante e depois de um teste, numa amostra de 160 estudantes universitários portugueses, com uma média de idades de 19.56 (DP = 2.53). A Análise Fatorial Exploratória mostrou que o QPAST ficou constituído por três subescalas, com dois fatores cada uma – Antecipação do Desempenho e Medo de Avaliação Negativa (subescala Antes); Avaliação Negativa do Desempenho e Medo de Avaliação Negativa (subescala Durante); Consequências Negativas do Fracasso e Autópsia (subescala Depois). Apresentou índices bons a muito bons de consistência interna e de estabilidade temporal. O QCST ficou composto pelas subescalas Antes (fatores Controlo Direto e Controlo Externo) e Durante (fatores Cábulas e Tentativa de Controlo). Os valores de consistência interna revelaram-se razoáveis para as subescalas e fatores, registando-se um valor inadmissível para o fator Tentativa de Controlo. Obtiveram-se valores aceitáveis de estabilidade temporal. Recomendam-se estudos adicionais da validade convergente e discriminante e a realização de uma Análise Fatorial Confirmatória. Apesar das limitações detetadas, ambos os instrumentos apresentam utilidade para fins de investigação, avaliação e intervenção clínica.
Due to the lack of specific assessment instruments for test anxiety, the aim of this investigation was to develop and study two new questionnaires – the Automatic Thoughts Questionnaire in Test Situations (QPAST) and the Behaviours Questionnaire in Test Situations (QCST) – which assess specific cognitions and behaviours before, during and after a test, in a sample of 160 Portuguese college students, with a mean age of 19.56 (DP = 2.53). Exploratory Factor Analysis revealed three subscales for QPAST, each with two factors – Performance Anticipation and Fear of Negative Evaluation (Before subscale); Negative Evaluation of Performance and Fear of Negative Evaluation (During subscale); Negative Consequences of Failure and Autopsy (After subscale). All factors and subscales showed high to excellent values of internal consistency and temporal stability. The QCST was composed by the Before (Direct Control and External Control factors) and During (Cheating and Control Attempt factors) subscales. It showed reasonable internal consistency for the subscales and factors, but an inadmissible alpha in the Control Attempt factor. Temporal stability was acceptable. We recommend further studies to ascertain and clarify convergent and discriminant validities and a Confirmatory Factor Analysis. Despite the mentioned limitations, both instruments may be useful tools for research, assessment and clinical intervention purposes.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/33000
Rights: openAccess
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