Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32938
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorPereira, Joana Margarida Dias-
dc.date.accessioned2016-11-16T18:52:23Z-
dc.date.available2016-11-16T18:52:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32938-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA adaptação ao Ensino Superior tem sido alvo de inúmeras investigações nos últimos anos. O facto de esta ser uma transição que acarreta enormes mudanças na vida do estudante, torna imprescindível o estudo deste processo e de todas as alterações que este pode trazer ao jovem. O bem-estar subjetivo também tem sido amplamente estudado e sabe-se que exerce uma influência significativa nas condutas académicas dos indivíduos. Na presente investigação, foi utilizada uma amostra de 133 estudantes, maioritariamente da Universidade de Coimbra. Os resultados demonstram que existem diferenças significativas entre o sexo feminino e masculino no que diz respeito aos fatores da personalidade: amabilidade, conscienciosidade e neuroticismo e relativamente à adaptação ao Ensino Superior na dimensão adaptação ao estudo. Quanto às análises preditivas realizadas, estas revelaram que as dimensões do bem-estar subjetivo exercem poder preditivo significativo sobre a adaptação ao Ensino Superior. Finalmente, na análise das regressões múltiplas, foi possível concluir que as variáveis psicológicas são melhor preditoras do bem-estar subjetivo do que as variáveis sexo e idade.por
dc.description.abstractThe college adaptation has been the subject of numerous investigations in recent years. The fact that this is a transition that entails enormous changes in student life, needs the study of this process and all the changes that this can bring to the young. The subjective well-being has also been widely studied and is known that it exert a significant influence on the academic behavior of individuals. In the present investigation, was used a sample of 133 students, mostly from the University of Coimbra. The results show that there are significant differences between women and men with regard to the personality factors: kindness, conscientiousness and neuroticism and adaptation to the study. As for predictive analyzes, they found that the dimensions of subjective well-being have a significant predictive power of college adaptation. Finally, the analysis of multiple regressions concluded that the psychological variables are better predictors of subjective well-being than the gender and age.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdaptação académicapor
dc.subjectBem-estar subjetivopor
dc.subjectPersonalidadepor
dc.subjectApoio socialpor
dc.titlePerceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlePerceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivopor
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Joana Pereira - 2016.pdf3.02 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

960
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

196
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.