Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32919
Title: Inteligência emocional enquanto fator protetor do job stress
Authors: Santos, Diana Filipa Mendes da Silva 
Orientador: Pais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco
Keywords: Inteligência Emocional; Job stress; Fatores de proteção do job stress
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Inteligência emocional enquanto fator protetor do job stress
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo teve como principal objetivo averiguar qual o impacto da Inteligência Emocional (IE) no job stress. Para isso, foi recolhida uma amostra de 357 trabalhadores portugueses envolvidos em atividades profissionais diversas. Foram utilizados dois instrumentos, uma Escala de Inteligência Emocional e uma Escala de job stress. Recorreu-se a análises de regressão linear múltipla e múltipla hierárquica entre as variáveis, ao teste dos efeitos de moderação do género e a uma análise de clusters. Os resultados sugerem que uma elevada IE conduz a uma redução do job stress. Nesta relação, destacaram-se duas dimensões da IE - o 'Autocontrolo Perante as Críticas' e a 'Empatia e Contágio Emocional' - como preditores significativos. A Escala de IE e a Escala de job stress mostraram um bom ajustamento aos dados. Em relação ao efeito moderador, os resultados apontam para algumas diferenças de género em função da relação entre IE ('Autocontrolo Perante as Críticas', 'Autoencorajamento' e 'Empatia e Contágio Emocional') e job stress. A IE ('Autocontrolo Perante as Críticas', 'Autoencorajamento' e 'Empatia e Contágio Emocional') parece funcionar como um fator tendencialmente mais protetor face ao job stress nos participantes do género masculino. Nos perfis estudados (IE alta e IE baixa), indivíduos emocionalmente mais inteligentes tendem a ocupar cargos de chefia e a auferir salários mais elevados. Ao analisar o nível do job stress em função dos perfis criados, constatamos que o 'Stress Antecipado' é menor no perfil de IE alta. Este estudo abre novos caminhos para a compreensão do job stress e da importância que nele tem a IE. Apesar de já existir alguma literatura sobre os conceitos estudados, este é, até ao que conseguimos apurar, o primeiro trabalho que relaciona exclusivamente as duas variáveis numa amostra de colaboradores que não se foca apenas num único grupo profissional. Os resultados obtidos neste estudo constituem um contributo potencial no sentido da promoção da qualidade de vida dos colaboradores e das organizações onde estes intervêm.
The present study had as is main goal, understood the impact in job stress of Emotional Intelligence (EI). For that, it was used a sample of 357 Portuguese workers involved on several professional activities. Two instruments were used: the Scale of Emotional Intelligence and the Scale of Job Stress. It was applied the Multiple Linear Regression Analysis and the Multiple Hierarchical between the variables, to the test moderating effects of gender and an analysis of clusters. The results suggest that a high EI leads to a reduction of job stress. In this ratio, it stood out two dimensions of EI - the 'Auto Control towards the reviews/critics' and to the 'Empathy and Emotional Contagion' – as significant predictors. The Scale of EI and the Scale of Job Stress showed a good adjustment to data. When to the moderator effect, the results pointed for some gender differences function between EI ('Auto control towards the reviews/critics', 'Auto encouragement' and 'Empathy and Emotional Contagion') and job stress. The EI ('Auto Control towards the reviews/critics' and 'Auto encouragement', 'Empathy and Emotional Contagion') seems to work more as a tendency shield factor towards job stress for the male gender participants. On the studied profiles (High EI and low EI), the individuals with higher EI tend to occupy positions of management and earn higher wages. By analyzing the level of job stress towards the function profiles created, we found out that the 'Anticipated stress' is the lowest on a high EI profile. This study opens up new paths for the understanding of job stress and its importance on the EI. Although there is already some literature about the studied concepts, this is the first work, by far of our knowledge, that exclusively relates the two variables in a sample of employees, that doesn't focuses on a single professional group. The results of this study are a potential contribution to the enhancing of the quality of life of employees and organizations in which they are involved.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32919
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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