Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32896
Title: Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
Authors: Mendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Comunidades de marca; Identificação; Relação emocional; Amor à marca; Boca-a-boca
Issue Date: 21-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: Os antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol português
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Hoje em dia, o desporto deixou de ser apenas um fenómeno cultural tornando-se claramente num dos principais focos de negócio internacional, onde os clubes se tornaram empresas e os adeptos em consumidores. Desta forma, esta dissertação tem como objectivo estudar as Comunidades de Marca no futebol, os seus antecedentes e o seu impacto nas atitudes e comportamento do consumidor. Através deste estudo pretende-se compreender, também, em que medida é que este tipo de Comunidades pode influenciar o amor por uma marca, neste caso desportiva. Assim, este estudo, de caracter quantitativo, baseia-se nos resultados da investigação realizada a 132 pessoas, dentro do território português, que representam a relação entre o consumidor e uma marca desportiva. Os resultados demostram que a identificação, relação emocional, interacção social e sucesso da equipa são elementos chave para a construção das comunidades de marca. Em seguida, também foi demonstrado que a Comunidade de Marca tem um impacto positivo sobre o boca-aboca, advocacia da marca, lealdade à marca e amor à marca. Em suma, com os resultados deste estudo pretende-se que seja um estímulo para a investigação na área do marketing desportivo e relacional ao nível das comunidades de marca, reforçando os laços e a estabilidades das relações entre os consumidores e as instituições desportivas.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32896
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 10

863
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

1,889
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.