Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32885
Title: A importância do consumer based brand equity de um evento para o branding do destino
Authors: Roque, Vítor Hugo Marin 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Branding; Imagem do evento; CBBE; Experiência; Satisfação; Imagem do destino; Intenção de revisitar e intenção de recomendar (word of mouth).
Issue Date: 29-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: A importância do consumer based brand equity de um evento para o branding do destino
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A razão tradicional para que se aposte em eventos é os benefícios económicos que podem retirar a curto prazo (Dimanche,2008). No entanto as tendências mudam e como já indicava Mules e Faulkner (1996), os eventos não se traduzem única e necessariamente em benefícios económicos, pode-se tornar mais fácil para os destinos recolher benefícios de imagem e branding. Também segundo Dimanche (2002), um dos percussores deste tema, para lá dos benefícios económicos, os eventos podem ser preparados para ajudar a melhorar e a posicionar a imagem do destino. Com este estudo pretendemos dar alternativas à utilidade singular de um evento virada para a parte económica e dar opções ao destino para que pratiquem um turismo sustentável e uma comunicação centrada com os atributos do destino. Com investigação estabelecemos o consumer based brand equity (CBBE) do evento como variável principal e decidimos estudar os seus antecedentes (imagem do evento, experiência e satisfação) e consequentes (imagem do destino, intenção de revisitar e intenção de recomendar), para tal em parceria com o NOS Primavera Sound e com o NOS ALIVE efetuamos um questionário para cerca de 329 pessoas que estavam naquele momento a frequentar o evento, portanto a recolha de dados ocorreu no terreno. Utilizou-se um modelo de equações estruturais para analisar os dados deste estudo, sendo que os resultados nos mostraram que realmente um evento pode influenciar a imagem de destino e se a opinião for positiva, pode funcionar como efeito de dominó, afetando também as intenções de revisitar e de recomendar. As conclusões deste estudo podem fornecer estratégias válidas aos organizadores de eventos, marketeers e responsáveis pelos destinos, fazendo com que entendam estas transferências de imagens, entre os eventos e os locais onde são realizados, ficando mais perto de perceber as ferramentas que têm em mãos para promover, posicionar e fazer a estratégia de branding de um destino.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32885
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese final agora e que vai.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

479
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

2,110
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.