Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32882
Title: Valor além do olhar : Fundação Casa Grande e o valor social
Authors: Martins, Inês de Almeida 
Orientador: Ferreira, Sílvia
Keywords: Empreendedorismo social; Inovação social; Avaliação de impacto social; Participação; Bricolagem social
Issue Date: 18-Oct-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: Valor além do olhar : Fundação Casa Grande e o valor social
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O tema inovação social e empreeendedorismo tem sido amplamente difundido e explorado por diversas áreas do meio empresarial, governamental, científico e academico. Várias iniciativas vêm surgindo ao longo do tempo de maneira planejada ou improvisada, mas com bastante expressão no papel social na construção de uma sociedade justa e evoluída. No entanto, ainda há a muito que ser observado, estudado com vista à melhoria e também possibilidade de criação de novas soluções que acompanhem e atendam às necessecidades da sociedade e do terceiro setor. Este trabalho de investigação tem como problema de pesquisa perceber como se pode medir o impacto social de modo processual, através das relações e formas de construção das interações entre os diversos atores sociais de uma organização instalada no norte do Brasil (CE). A Fundação Casa Grande- Memorial do homem Kariri é gerida integralmente por crianças de 3 a 18 anos e trabalha com laboratorios de comunicação, imagem, artes visuais e resgate de patrimonio histórico-cultural da região do Cariri. Ao longo de seus mais de 20 anos já foi reconhecida prêmios e títulos nacionais e internacionais e o fundador Alemberg Quindins, foi fellow da Ashoka com bolsa de apoio ao empreendedor social. O empreendedor e a Fundação são exemplos de determinação na construção de uma realidade menos desigual e pró-ativa para o exercício do pensamento crítico e para a cidadania. O trabalho teórico propõe uma combinação analítica da literatura sobre avaliação e mensuração de impacto social e a sociologia das convenções, em particular o trabalho sobre as ordens de valor desenvolvido por Boltanski e Thevenot (1999, 2006) trianguladas com as teorias de avaliação de impacto social e modelos de avaliação de valores intangiveis através do método Social Added Evaluation Sistem (Bassi, 2012). Contempla investigação empírica no intuito de perceber e analisar as formas de produção de valor através do estabelecimento de vínculos entre os diversos atores sociais constituintes do processo de produção de valor social da Fundação Casa Grande. Através do método exploratório de estudo do caso, com base no modelo sócio crítico, utilizando-se de metodologias qualitativas e técnicas mistas de investigação, procedeu-se à observação e análise das relações e formas de estabelecimento de vínculos e das relações na produção de valor e impacto social entre os diversos stakeholders do processo. Observou-se como eles se relacionam e se percebem dentro do sistema de participação e construção de valor e impacto social, seja através da instituição ou como atores sociais. Sistemas de avaliação que tentem perceber processos de interação e avaliação como SAVE de Bassi (2012) levam à conclusão de que há que se atentar para o intangível e a composição da produção de valor nas esferas cultural, política social e econômica, como forma de perceber a influência de empresas sociais do ponto de vista positivo ou negativo em seu meio e indivíduos. Complementarmente fica evidente a ideia de que olhar para além da organização e seus processos pode enriquecer, apesar de se tornar ainda mais complexa e subjetiva a avaliação de impacto. Conclui-se que o formato da instituição bem como a forma de gestão e participação são relevantes e se refletem na maneira que o valor social é produzido e percebido. Em instituições com características de bricolagem social, com gestão horizontal, e sem formato muito padronizado, dinâmicas diferentes são evidenciadas. O modelo de ordens de grandeza ao trazer o foco para o ator social, e considerar a relação institucional como parte constituinte do processo de construção de valor no sentido de caracterizar relações, atores e emoções, mas priorizando o processo de percepção individual traz à tona valores e também relações produtoras de valor social, algumas vezes não priorizados nos formatos standardizados de avaliação, o que muitas vezes compromete a sustentabilidade de algumas empresas sociais. Através do processo de investigação e conclusões levantadas, destaca-se a importancia de processos de avaliação de impacto social mas identificando e respeitando as características e peculiaridades das organizações, pois modelos padronizados podem camuflar resultados e deixar escapar dinâmicas e valores intrínsecos de fundamental importancia.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Maria Dias Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32882
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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