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https://hdl.handle.net/10316/32671
Título: | O genocídio do Ruanda no cinema: ausência, representação, manipulação | Autor: | Schurmans, Fabrice | Data: | Jan-2010 | Editora: | Centro de Estudos Sociais | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Oficina do CES | Volume: | 336 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Nos últimos anos, o genocídio no Ruanda foi objecto de várias obras cinematográficas, algumas celebradas pela crítica, outras produzidas como não existentes. As primeiras destacam-se por uma visão pouco matizada dos acontecimentos, a ausência de contextualização, a vontade de suscitar dó e piedade numa perspectiva trágica, uma estrutura narrativa assaz clássica. As segundas escolheram, pelo contrário, dar voz a personagens locais, tentaram dar alguma espessura histórica ao acontecimento e enveredaram por uma estrutura narrativa mais complexa. Neste ensaio gostaria de questionar a maneira como um certo cinema representa e manipula em várias ocorrências um acontecimento tão dificilmente transmissível como um genocídio. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/32671 | ISSN: | 2182-7966 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Oficina do CES |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O genocídio do Ruanda no cinema_ausência, representação, manipulação.pdf | 784.24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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