Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32480
Title: A internacionalização das PME portuguesas
Authors: Paulo, Luís Miguel Gonçalves 
Orientador: Carvalho, Fernando M. P. O.
Antunes, Alberto Mário Brandão
Keywords: Internacionalização; Processo de internacionalização; Pequenas e médias empresas; Apoios públicos à internacionalização
Issue Date: 22-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Paulo, Luís Miguel Gonçalves - A internacionalização das PME portuguesas, Coimbra, 2016.
Abstract: O presente relatório surge na sequência da realização do estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desenvolvido na empresa Stratbond Consulting Lda., entre 1 de fevereiro e 6 de junho de 2016. O contacto com as empresas durante a realização do estágio demonstrou que a crise económica dos últimos anos tem afetado as vendas de muitas empresas portuguesas. A capacidade de mudança para enfrentar este novo cenário tornou-se crucial para arranjar alternativas que substituíssem a procura do mercado nacional, aproveitando a capacidade já instalada. A internacionalização assume um carácter quase obrigatório para todas as empresas, independentemente do seu tamanho ou setor de atividade, que pretendam prosperar num mundo cada vez mais global, podendo ser a resposta para alguns dos problemas que as pequenas e médias empresas portuguesas enfrentam. Os recursos e vantagens competitivas das empresas e a informação recolhida sobre os mercados-alvo influenciam as suas decisões sobre os locais e a forma de concretizar o seu processo de internacionalização. Ao representarem a quase totalidade do tecido empresarial, a internacionalização das PME afeta a evolução da economia e por arrasto influenciará o desenvolvimento e a inovação nos países onde atuam. Os apoios e incentivos concedidos nos últimos anos, por parte das instituições públicas, têm tido um papel fundamental na internacionalização das empresas portuguesas, que se revelou importante para corrigir alguns desequilíbrios estruturais da economia do país.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho e Alberto Mário Brandão Antunes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32480
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capa_tese.pdf966.74 kBAdobe PDFView/Open
Relatório Estágio - Luís Gonçalves Paulo.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.