Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32476
Title: Análise de mercados internacionais : um caso no setor da panificação
Authors: Almeida, Susana Raquel Correia de 
Orientador: Carvalho, Fernando M. P. O.
Costa, José
Keywords: Análise de mercados; Seleção de mercados; Internacionalização; Exportação; Comércio internacional
Issue Date: 22-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Almeida, Susana Raquel Correia de - Análise de mercados internacionais : um caso no setor da panificação, Coimbra, 2016.
Abstract: O presente relatório constitui o fruto do estágio desenvolvido entre 15 de fevereiro e 28 de junho de 2016 na Great Team – International Consulting, uma empresa de prestação de serviços técnicos de consultoria de gestão, cuja atividade incide essencialmente no apoio à internacionalização, elaboração de candidaturas a sistemas de incentivos, implementação de sistemas de gestão e formação profissional. O tema central deste trabalho é a análise de mercados internacionais, sendo o objeto de estudo uma pequena empresa que desenvolve a sua atividade no setor da Padaria e Pastelaria. A pertinência deste tema funda-se, essencialmente, no papel fundamental que a análise dos mercados para a Internacionalização assume na delineação dessa mesma estratégia, devido à influência que exerce sobre as decisões subsequentes. A distância física entre o mercado potencial e o mercado doméstico, entendida como o conjunto de todos os fatores que desmotivam a internacionalização, é um fator fundamental neste domínio. Um dos maiores desafios (se não o maior) que se impõem ao processo de análise dos mercados é a obtenção da informação necessária, assumindo as organizações nacionais e internacionais vocacionadas para o comércio internacional um papel determinante a este nível. Este relatório pretende constituir uma exposição de um procedimento para a seleção de mercados com potencial para internacionalização e, simultaneamente, um guia para trabalhos futuros. Além disso, cumprirá o objetivo essencial de sistematização de algumas das competências adquiridas no decorrer do estágio que esteve na sua origem, que são, no fundo, a razão de ser da realização do mesmo. A revisão teórica inicial aglomera alguns conceitos e abordagens sugeridos pela literatura sobre o tema, que podem apoiar a análise e seleção de mercados internacionais. A metodologia seguida no caso de estudo foi faseada em 3 etapas: a análise dos valores, bem como da respetiva evolução, do comércio internacional de produtos de Padaria e Pastelaria, o estudo das condicionantes logísticas da exportação para os vários mercados em análise e, por último, uma pesquisa relativa às condicionantes legais, fiscais e aduaneiras existentes em cada um desses mercados.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando Carvalho e José Costa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32476
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_Susana Almeida.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

837
checked on Oct 8, 2024

Download(s) 10

2,897
checked on Oct 8, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.