Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32099
Title: A comunicação e relação médico-doente como beneficio para o doente como beneficio para o doente e para a decisão médica
Authors: Gomes, Mário José Faria Martins 
Orientador: Caniço, Hernâni Pombas
Silva, José Manuel Carvalho
Keywords: Relações médico-doente; Comunicação; Satisfação do paciente
Issue Date: 2014
Abstract: Introdução: A comunicação é o núcleo da habilidade clínica para a prática de medicina. Do mesmo modo que o século XX foi a era da tecnologia, tudo leva a crer que o século XXI seja a era da comunicação. Hoje em dia, o papel crucial da relação médico-doente e a comunicação eficaz que lhe está subjacente têm tido destaque, bem como os conceitos de autonomia do paciente, a tomada de decisão partilhada, o cuidado centrado no doente e ainda a empatia do médico. A relação médico-doente deve ser considerada como um importante preditor do processo clínico do doente. A tomada de decisão partilhada entre o médico e o doente proporciona a seleção de várias medidas de tratamento e a determinação conjunta de metas a alcançar que se adequam ao doente em causa, o que leva a uma maior satisfação do doente com o tratamento, aumenta a sua adesão e melhora os resultados. Os médicos necessitam de melhorar a sua comunicação com os doentes, unindo o lado humanístico e técnico dos cuidados de saúde. Objetivo: Realçar e entender a importância da relação médico-doente como fator fundamental à boa prática médica, bem como identificar os componentes essenciais e imprescindíveis dessa relação. Uma boa relação médico-doente é um passo fundamental no sucesso terapêutico, na promoção de saúde e na abordagem bio-psico-social do doente. Métodos: Foi efetuada uma pesquisa através do Pubmed sobre a literatura recente acerca da relação médico-doente, da comunicação entre o médico e o doente, da empatia, da tomada de decisão partilhada e do cuidado centrado no doente para a realização deste artigo de revisão. Conclusões: A maioria das queixas dos doentes sobre os médicos está relacionada com problemas de comunicação e não com as competências clínicas. Os médicos devem privilegiar os sentimentos e valores dos doentes e dos seus familiares, estimulando-os para a 3 toma de decisões em conjunto. O médico deve fazer a promoção da saúde e a prevenção da doença, considerando o doente na sua integridade física, psíquica e social e não somente do ponto de vista biológico. Dar ouvidos ao doente é a peça fundamental na construção de uma boa relação. A confiança no médico e o sucesso da terapêutica dependem de uma boa comunicação entre o profissional de saúde e o doente, que inclui a comunicação verbal, a comunicação não verbal e a aparência do médico. A comunicação é uma arte que pode ser aprendida pela prática, permitindo a humanização da relação médico-doente. O ensino das habilidades de comunicação deve ser incluído em todos os níveis da educação médica, sendo fundamental no currículo de qualquer médico
Introduction: Communication is the clinical core skill for the practice of medicine. The same way that the twentieth century was the era of technology, everything suggests that the twenty-first century is the age of communication. Nowadays, the crucial role of the doctor-patient relationship and effective communication behind it have been highlighted as well as the concepts of patient autonomy, shared decision making, patient-centered care and also the physician's empathy. The doctor-patient relationship should be considered as an important predictor of clinical process of the patient. Shared decision making between the doctor and the patient provides a selection of multiple treatment measures and the determination to achieve goals together that fit the patient in question, which leads to greater patient satisfaction with treatment, increases its membership and improves the results. Doctors need to improve their communication with patients linking the humanistic and technical side of health care. Objective: Enhance and understand the importance of the doctor-patient relationship as a fundamental factor of a good medical practice, as well as identify the essential and indispensable components of this relationship. A good doctor-patient relationship is the key step in the therapeutic success, in promoting health and to a bio-psycho-social approach of the patient. Methods: A survey was conducted through PubMed about the recent literature on the doctor-patient relationship, communication between the doctor and the patient, empathy, shared decision making and patient-centered care to realize this review article. Conclusions: Most patient complaints about doctors are related to communication problems and not with clinical skills. Doctors should focus on the feelings and values of patients and 5 their families, encouraging them to take decisions together. The doctor should make health promotion and disease prevention, considering the patients in their physical, psychological and social integrity and not just in their biological point of view. Listening to the patient is the key in building a good relationship. The confidence in the doctor and the success of therapy depends on good communication between the health professional and the patient, which includes verbal communication, nonverbal communication and appearance of the doctor. Communication is an art that can be learned by the practice, allowing the humanization of doctor-patient relationship. The teaching of communication skills should be included in all levels of medical education, being essential in the curriculum of any doctor.
Description: Trabalho final de mestrado integrado em Medicina (Geral e familiar), apresentado á Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32099
Rights: openAccess
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FMUC Medicina - Teses de Mestrado

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