Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31827
Title: Vidas aprisionadas: a interface entre o estresse e o bem-estar em medidas socioeducativas
Authors: Figueiredo, Maria Teresa 
Orientador: Dias, Maria da Luz Vale
Keywords: Bem-estar; Estresse; Adolescentes; Funcionários; Medidas socioeducativas
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Vidas aprisionadas:a interface entre o estresse e o bem-estar em medidas socioeducativas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo estudar o bem-estar e o estresse em uma amostra de adolescente e adultos inseridos em contexto de medida socioeducativa do estado do Pará, pretendendo contribuir com subsídios para o desenvolvimento de condições mais salutares nesta população e para do aprimoramento da política socioeducativa. A pesquisa foi apoiada em dois eixos: revisão bibliográfica e pesquisa empírica sob uma abordagem quantitativa. Para tal foram utilizados questionários de análise de dados sociodemográficos específicos para adolescentes e adultos, e ainda os instrumentos - Escala de Stress para Adolescentes (Tróccoli & Lipp,2006), Inventário de Sintomas de Stress para adultos (Lipp,2005) e Escala de bem-estar Subjetivo (Albuquerque & Trócolli,2004). Descreveu-se as amostras tanto no que diz respeito aos seus aspectos gerais, quanto em relação ao bem-estar e estresse e observou-se que adolescentes e funcionários apresentam-se sob estresse, sendo predominante nos adultos, entretanto os primeiros encontram-se maioritariamente situados na fase de exaustão e com sintomas físicos, enquanto os outros na fase de resistência e com sintomas cognitivos. Foi diagnosticado maior bem-estar nos funcionários do que nos adolescentes, sendo a variável inversamente proporcional ao estresse. A idade dos participantes não influenciou no bemestar de ambas as categorias, o que não ocorreu com o sexo, visto que nas adolescentes do sexo feminino há menos estresse e mais bem-estar. O índice de atestados médicos é alto, principalmente nos funcionários efetivos. No cargo de socioeducadores o estresse é maior e o bem-estar menor em comparação aos outros cargos, sendo ainda estes profissionais os que apresentam relacionamento menos favoráveis com os adolescentes relativamente a outros trabalhadores, o que demonstra a necessidade do desenvolvimento de medidas preventivas e curativas para esta população, principalmente para os Socioeducadores, sendo algumas sugestões apontadas no decorrer do trabalho.
The objective of the present work is to study the well-being and stress in a sample of adolescents and adults entered into context of educative measure of the state of Pará, desiring to contribute with subsidies for the development of conditions more beneficial in this population and to the improvement of educational policy. The research was supported by two axes: review of the literature and empirical research under a quantitative approach. Surveys were used for analysis of sociodemographic data specific to adolescents and adults, and even the instruments - Scale of Stress for Adolescents (Tróccoli & Lipp,2006), Inventory of Stress Symptoms for adults (Lipp,2005) and Scale of Subjective well-being (Albuquerque & Trócolli,2004). The samples were described both with regard to its general aspects, as well as in relation to well-being and stress, and it was observed that adolescents and staff are under stress, which was predominant in adults, however, the first are mainly located in phase of exhaustion and physical symptoms, while the other in phase of resistance and with cognitive symptoms. It was diagnosed greater well-being of employees than in adolescents, being the variable inversely proportional to stress. The age of the participants did not influence the wellbeing of both categories, which did not occur with the gender, given that among female adolescents there is less stress and more well-being. The index of medical certificates is high, especially in effective staff. The role of socio-educational instructors stress is greater and the well-being lower in comparison to other positions, and yet these professionals have the relationship less favourable with the adolescents in relation to other workers, which demonstrates the need for the development of preventive and curative measures for this population, mainly for the socio-educational instructors, being some of the suggestions mentioned in the course of the work.
Description: Dissertação de mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31827
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação - Maria Teresa Figueiredo.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,625
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

486
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.