Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31826
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque-
dc.contributor.authorTeles, Joana Neiva Oliva-
dc.date.accessioned2016-08-05T13:56:21Z-
dc.date.available2016-08-05T13:56:21Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31826-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractTêm sido vários os estudos que mencionam uma relação de interdependência entre a competência social e a competência emocional. Deste modo, pretendeu-se com este estudo analisar a relação entre as competências sociais, com recurso à Escala de Competência Social das Escalas de Compotamento Social em Contexto Escolar-2, e a compreensão das emoções, sendo esta a componente essencial da competência emocional, através da aplicação do Test of Emotion Comprehension em crianças dos 6 aos 10 anos, a frequentar os 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade, numa escola pública do distrito de Aveiro. Procurou-se, ainda, perceber o impacto que as características socio demográficas das famílias das crianças têm nas suas competências sociais, bem como na sua compreensão emocional. Os resultados revelaram que a capacidade das crianças compreenderem as emoções aumenta com a idade e que crianças com mães de um elevado estatuto socioeconómico, tendem a ser socialmente mais competentes, sucedendo-se o mesmo com aquelas que têm irmãos. Verificou-se ainda a existência de uma associação positiva significativa entre o desenvolvimento da compreensão das emoções das crianças e as suas competências sociais.por
dc.description.abstractResearch suggests a relation of interdependence between social competence and emotional competence. The present study aims to analyse the relation between social competences and the development of emotional comprehension whithin children among 6 to 10 years old, attending the 1st, 2nd, 3rd and 4th grades in a public school, located in the district of Coimbra. When analysing the results, we also considered demographic factors. In order to assess social competences, we used the Portuguese version of the Social Competence Scale from School Social Behavior Scales-2 and we used the Portuguese version of the Test of Emotion Comprehension to assess emotional comprehension. Results have shown a positive correlation between the capacity of understanding emotions and social competences. Also, children seem to develop a better understanding of emotions as they grow older. Besides, children having mothers with a higher social-economic status seem to have a better understanding of emotions, as well as chidren who have siblings.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetência socialpor
dc.subjectCompreensão das emoçõespor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectCaracterísticas socio demográficaspor
dc.titleAs competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleAs competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anospor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201444992-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3373-8461-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Joana Teles.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,518
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

896
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.