Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31821
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Eduardo João Ribeiro dos-
dc.contributor.authorMendes, Júlio Craveiro-
dc.date.accessioned2016-08-05T11:50:07Z-
dc.date.available2016-08-05T11:50:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31821-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractComo é do conhecimento comum, as crianças e adolescentes, hoje em dia, passam muito tempo nas escolas. Apesar disto, talvez muitas delas demorem demasiado tempo a perceber qual é o papel que a escola assume no seu desenvolvimento. Talvez ainda não tenham a noção clara que o seu percurso escolar tem influência no que são e no que vão ser no futuro. Com as metodologias de investigação utilizadas procura-se também saber acerca da relação do aluno com a escola e qual a opinião dos mesmo sobre assuntos relacionados com as matérias leccionadas, professores e aulas propriamente ditas. O outro conceito muito importante que vai ser explorado neste trabalho é a inteligência. A inteligência como algo inato/estático ou aprendido/dinâmico, assim como as várias formas de demonstrar inteligência. Quais são as mais valorizadas por crianças com idades compreendidas entre 9 e 12 anos para considerar um sujeito inteligente? Tudo isto será observado numa perspectiva de melhorar os resultados escolares. Por essa mesma razão serão efectuadas correlações com as notas dos elementos da amostra.por
dc.description.abstractDespite both children as adolescents spend a lot of time at school nowadays, it seems many take a long time to understand the role school plays in their development. Maybe they are not aware of the influence of schooling on what they are and who they will become. The methodology used in this study provides information about the relationship between student and school and their opinion about the subjects, teachers and the classes itself. Another very important variable that will be analyzed is the concept of intelligence. Intelligence as something innate/static or learned/dynamic as well as the different ways to demonstrate it. Which of these are higher valued when children between the age of 9 and 12 are asked to consider an intelligent individual? All this will be observed with an eye on the improvement of scholar results. For that reason these variables will be correlated with the degrees of the individuals used in the sample.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInteligênciapor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectImportância da Escolapor
dc.subjectDesenvolvimento Pessoal e Socialpor
dc.subjectResultados Escolarespor
dc.titleConcepção pessoal de inteligência e importância percebida da escola:qual a influência no desenvolvimento social e cognitivopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleConcepção pessoal de inteligência e importância percebida da escola:qual a influência no desenvolvimento social e cognitivopor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201445352-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9305-9073-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Júlio Mendes.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

332
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

122
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.