Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31804
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dc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Couceiro-
dc.contributor.authorRocha, Graça Filipa Marques-
dc.date.accessioned2016-08-04T09:20:15Z-
dc.date.available2016-08-04T09:20:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31804-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractNas últimas décadas, várias pesquisas na área da Psicologia têm analisado informações sobre diferentes fenómenos relacionados com o constructo da atenção. Sob esta perspetiva, a atenção pode ser classificada tendo como base a capacidade do sujeito centrar-se num estímulo importante, suprimindo de forma deliberada estímulos distratores num determinado tempo (Baños & Belloch, 1995; Zillmer & Spiers, 1998) bem como a capacidade em distribuir a atenção entre diferentes estímulos ao mesmo tempo (Wagner, 2003). Com o objetivo de verificar os ganhos, ao nível da atenção, face à aplicação de alguns módulos de atenção do programa de intervenção REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press), foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 37 crianças e adolescentes, do sexo feminino e do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos, com fragilidades atencionais. A amostra foi dividida e analisada em função de ciclos de escolaridade (1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo). Trata-se de um estudo de pré-teste e pós-teste, com os testes da barragem de 2/3 sinais (Toulouse-Pieron, 1920) e a Versão Reduzida do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: IA (Amaral, J. Rodrigues do, 1966) após a aplicação de algumas tarefas dos módulos de atenção do programa de intervenção REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) Os resultados obtidos revelam algumas diferenças no que diz respeito aos resultados da avaliação pré-teste e pós-teste, relativamente à aplicação do programa de intervenção, nos diferentes ciclos de estudo, e sugerem relações positivas e estatisticamente significativas entre as variáveis de estudo.por
dc.description.abstractIn the last decades, several studies in the field of Psychology have examined information on different occurrences related to the attention construct. On this perspective, attention can be classified based on the subject's ability to focus on a major stimulus, deliberately suppressing distractor stimuli in a given time (Baños & Belloch, 1995; Zillmer & Spiers, 1998) as well as the ability to distribute the attention between several stimuli at the same time (Wagner, 2003). In order to verify the achievements related to attention, due to the application of some attention modules of REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) intervention program, we performed a descriptive and exploratory study with 37 children and adolescents, female and male, with attentional weaknesses, aged between 7 and 17 years. The sample was divided and analysed in terms of courses of studies (elementary and middle school). It is a pre-testing study, applying some attention module tasks from the REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) intervention program and subsequently post-testing study, in which the evaluation relapses on the test results of Toulouse- Pieron’s 2/3 signals concentration test (1920) and the reduced version of the Matrix Scale: IA (Amaral, J. Rodrigues, 1966). The results uncover some differences regarding pre-testing evaluation results and post-testing, for the implementation of the intervention program in different courses of studies and suggest positive and statistically significant relationships between the variables.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtençãopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectConcentraçãopor
dc.subjectREHACOGpor
dc.subjectFunções Executivaspor
dc.subjectDeterminantes da Atençãopor
dc.titleNíveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionaispor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleNíveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionaispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201446626-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5998-3046-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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