Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31583
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalvador, Maria do Céu-
dc.contributor.authorPereira, Verónica Raquel Gameiro-
dc.date.accessioned2016-07-14T13:56:47Z-
dc.date.available2016-07-14T13:56:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31583-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractAté à data, vários estudos analisaram a relação entre ansiedade aos testes e perfecionismo, mas destacaram sobretudo a dimensão traço deste constructo. A autoapresentação perfecionista, que reflete a expressão interpessoal do perfecionismo, tem sido relacionada com sintomatologia depressiva e ansiosa, mas nenhum estudo abordou a sua relação com a ansiedade aos testes. O autocriticismo tem sido associado positivamente com a ansiedade aos testes, ao passo que se têm verificado associações negativas entre a autocompaixão e a ansiedade geral. Este estudo teve como objetivo último verificar se o autocriticismo e a autocompaixão mediavam a relação entre perfecionismo e ansiedade aos testes (e perceção da sua interferência na área escolar). A amostra foi constituída por 387 estudantes dos ensinos básicos e secundário (9º ao 12º ano) – 218 raparigas (56.3%) e 169 rapazes (43.7%) – com idades entre os 13 e os 18 anos (M = 15.84; DP = 1.32). A ansiedade aos testes e a perceção da sua interferência correlacionaram-se positiva e significativamente com o perfecionismo e o autocriticismo, e negativa e significativamente com a autocompaixão. As regressões revelaram que o género, ocultação das imperfeições, eu inadequado e eu detestado, atitude não-crítica e de não isolamento, foram preditores significativos da ansiedade aos testes, bem como da perceção de interferência, excetuando para esta última o fator eu detestado e a atitude de não-isolamento. Além disso, o autocriticismo e a autocompaixão mediaram parcialmente a relação entre perfecionismo e ansiedade aos testes/perceção de interferência. Este estudo é o primeiro a relacionar ansiedade aos testes, autoapresentação perfecionista, autocriticismo e autocompaixão. No geral, os nossos resultados apontam para a importância da expressão pública do perfecionismo, do autocriticismo e da autocompaixão na compreensão e intervenção na ansiedade aos testes com população adolescentepor
dc.description.abstractUntil now, several studies analysed the relationship between test anxiety and perfectionism but they mostly highlight the trace dimension of this construct. The perfectionistic self-presentation, which reflects perfectionism interpersonal expression, has been related with depressive and anxious sintomatology. However, no study has approached the relationship between this construct and and test anxiety. Self-criticism has been positively associated with test anxiety and self-compassion has been negatively associated with general anxiety. This study main objetive was to explore the mediator role of self-criticism and self-compassion in the relationship between perfectionism and test anxiety (and perceived interference). The sample was composed by 387 students – 218 girls (56.3%) and 169 boys (43.7%), aged between 13 and 18 years old (M = 15.84; DP = 1.32), from middle and high school (9th to 12th grade). Test anxiety and perceived interference correlated positively and significantly with perfectionism and self-criticism and correlated negatively and significantly with self-compassion. Regression analysis revealed that gender, nondisplay of imperfection, inadequate self and hated self, non-critical attitude and non-isolation attitude were significant predictors of test anxiety. The same happened to perceived interference, except for hated self and non-isolation attitude. Furthermore, self-criticism and self-compassion were partial mediators in the relationship between perfectionism and test anxiety/perceived interference. This is the first study to relate test anxiety, perfectionistic self-presentation, self-criticism and self-compassion in an adolescent sample. In general, our results indicate the importance of perfectionism public expression, self-criticism and self-compassion to understand and intervene in test anxiety in adolescents.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectPerfeccionismopor
dc.subjectAuto-criticismopor
dc.titlePerfecionismo e ansiedade aos testes em adolescentes:o papel do autocriticismo e da autocompaixãopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlePerfecionismo e ansiedade aos testes em adolescentes:o papel do autocriticismo e da autocompaixãopor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201447240-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6846-8270-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Verónica Raquel G. Pereira.pdf617.8 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

772
checked on Jul 23, 2024

Download(s) 50

400
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.