Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31549
Title: Paradigma da representação da identidade : [continuidade versus rutura]
Authors: Jorge, Mónica Inês Guerra de Melo, 
Orientador: Almeida, Joaquim
Keywords: Adega vinícola, séc. 21; Enoturismo; Quinta do Vallado; Adega Mayor; Quinta do Portal
Issue Date: Mar-2016
Citation: Jorge, Mónica Inês Guerra de Melo - Paradigma da representação da identidade : [continuidade versus rutura]. Coimbra, 2016
Abstract: Tomando consciência de que a arquitetura atravessa momentos de viragem, de rutura e de constantes alterações de paradigmas, propomos uma análise desta nova realidade. A partir de um tema secular, o da produção do vinho, esta dissertação procura compreender a linguagem que a arquitetura escolhe para as construções do séc. XXI, especificamente para as adegas. Colocamos em cima da mesa o debate entre duas questões: a tradição e a contemporaneidade. Terão as imagens do passado lugar nos tempos de hoje? Ou pelo contrário, serão necessárias novas imagens para um novo futuro? O futuro da arquitetura é um tema que, instintivamente, preocupa os arquitetos, indagando: “que futuro queremos para a arquitetura?” Sabemos que, o passado, a sua recuperação e valorização, ocupam um lugar de destaque na produção arquitetónica de hoje, mas a inovação e a procura por novas formas e linguagens estão também sempre presentes. Procuramos entender de que modo são apropriadas as referências do passado para novas construções. A escolha dos casos de estudo recaiu, como referido, na temática das arquiteturas do vinho, nomeadamente as chamadas “adegas de autor”. Face ao recente crescimento desta indústria, bem como súbito envolvimento integrado do público, as empresas viram-se obrigadas a crescer e inovar. A arquitetura surge acima de tudo, como um importante meio para a melhoria da imagem da empresa, no fundo, como uma importante estratégia de marketing para reforçar as empresas face à competitividade do mercado. Situamos a questão da identidade destes espaços como foco da análise desta dissertação. Numa questão apenas, poderíamos colocá-lo como: o que foram e o que pretendem ser? A dualidade continuidade e rutura marca o epicentro desta dissertação, levando-nos, pois, à procura de um entendimento das ambições de cada 9 IX intervenção, à forma como responde aos conceitos e às questões próprias do programa, tentando identificar as decisões projetuais e o papel do arquiteto enquanto veículo desta alteração de paradigma de representação.
Becoming aware that architecture is going through a turning point, a situation of rupture and constant paradigm changes we propose an analysis of this new reality. Regarding a secular theme, wine production, this dissertation seeks to understand risen language of the XXI century architecture, specifically wine cellars. We aim to debate between two questions: tradition and contemporaneity. Have the images of the past place in today’s times? Or, on the contrary, will there be a necessity of new images to a new future? The future of architecture is a topic that, instinctively worries architects, making them wonder, “what future do we want for architecture?” We know that the past, its recuperation and valorisation hold a prominent place in today’s architectural production, but innovation and demand for new forms and languages are also present. We look to understand in what way the past references are suitable for the new constructions.The choice for the case studies was made upon the theme of Wine Architecture, including the so-called “author cellars”. Given the recent growth of this industry, as well as a sudden integrated involvement of the public, companies have been forced to grow and innovate. The architecture appears as an important device, above all, that improves the company’s image, in other words, as an important marketing strategy to strengthen the business-to market competitiveness. We question the identity of these spaces as the main focus of the analysis of this dissertation. In one question only, we could put it as: what were they and what do they want to be? The duality between continuity and rupture marks the epicentre of this essay, taking us to the research and understanding of the ambitions of each intervention, how it responds to concepts and its own program issues, trying to identify the project decisions and the role of the architect as a Abstract 11 XI vehicle of this change on the representation paradigms.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31549
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

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