Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31489
Title: A Construção da Personagem nas Narrativas do Jornalismo Digital
Authors: Marques, Inês Fonseca 
Orientador: Peixinho, Ana Teresa
Keywords: Personagem; Personagem jornalística; Reportagem; Narrativa Digital; Jornalismo Digital
Issue Date: 3-Jul-2016
Abstract: Considerando que todos os textos jornalísticos são narrativas e que a personagem é uma das categorias centrais do texto narrativo, o presente trabalho pretende, através do cruzamento entre os Estudos Narrativos e as Ciências da Comunicação, contribuir para o estudo da personagem em narrativas jornalísticas digitais. Para tal, recorre-se ao confronto entre a bibliografia e um estudo de caso, com um corpus constituído por três séries de reportagens digitais, de três órgãos de comunicação social portugueses: Público, Expresso e Rádio Renascença. Num primeiro momento, apresentamos o estado da arte, em que é feita a primeira abordagem ao tema do trabalho, articulando a teoria da personagem com as questões relacionadas com o ambiente digital. De seguida, é teorizada a personagem na narrativa jornalística, com base nas teorias construtivistas do jornalismo e na adaptação das teorias sobre a personagem ficcional, definindo-se aí que “a personagem jornalística é qualquer figura – individual ou coletiva – constante de uma narrativa jornalística, ao serviço de objetivos informativos e comunicacionais, construída de acordo com uma seleção de caraterísticas de uma pessoa com existência empírica”. Posteriormente, a narrativa e, mais precisamente, a reportagem, é caraterizada em ambiente digital, identificando-se o que é que a personagem pode ganhar ao ser construída nesse contexto, tirando partido, essencialmente, das caraterísticas inerentes a esse meio: hipertextualidade, não-linearidade, interatividade, convergência, multiplataforma, transmedialidade, imersão e multimodalidade. Antes de se concluir, são apresentados os resultados do estudo de caso, bem como o modelo de análise de personagens jornalísticas criado para analisar o corpus, que cruza os modelos de análise de personagens ficcionais com as técnicas de análise dos media, nomeadamente a análise de conteúdo e a análise do discurso.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31489
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.