Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31312
Title: Mundos da arte . Um estudo etnográfico no círculo de artes plásticas de Coimbra
Authors: Martins, Mariana da Silva 
Orientador: Quintais, Luís
Keywords: Arte; Mundo da arte; Rede cooperativa; Espaço expositivo; Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Issue Date: 2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Neste estudo, procura-se reflectir a actividade de produção e circulação de arte não à luz da tradição dominante de realçar o artista, individual e único, mas segundo a rede de actividade cooperativa dos vários elementos que levam a que um objecto seja considerado arte, o chamado mundo da arte. Ao estudar o contexto específico de uma instituição de arte, como um museu ou uma galeria, é necessário, então, estabelecer o contacto com os directores e/ ou colaboradores dessa, e ver como o modo como uma exposição é montada e divulgada a pensar no público, tal como produz diferentes modos de ver as coisas. Enfatizando o raciocínio de que o olhar que temos e recordamos sobre uma obra está ligado com o contexto do artista, o espaço expositivo, o modo de expor e a divulgação feita. Tal como outra qualquer prática nos dias de hoje, a realização de uma tarefa, ou a produção de uma obra de arte, é feita através de uma rede de pessoas cooperando. E as mesmas pessoas geralmente cooperam rotineiramente, através de regras e convenções. A investigação procura realçar os vários processos e intervenientes no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, levando a uma aproximação de um estudo sobre uma instituição arte ao estudo de outro qualquer contexto da vida social.
In this study, we try to reflect the activity of production and circulation of art not to the dominant tradition of highlighting the artist, individual and unique, but according to the cooperative activity network of the various elements that lead to an object to be consider art, the so-called artworld. By studying the specific context of an art institution, like a museum or a gallery, you must then establish contact with the directors and/ or employees of that, and seeing as how na exhibition is assembled and disclosed thinking about a public, as produces different ways of seeing things. Emphasizing the reasoning that the look we have and remembre about a work is connected with the artist’s context, the exhibition space, the way of expose and how the distribution is done. Like any other practice these days, performing a task, or the production of art, is made through a network of people cooperating. And the same people often cooperate routinely by rules and conventions. The investigation seeks to enhance the various processes and actors in the Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, leading to an approximation of a study of an art institution to the study in any other context of social life.
Description: Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31312
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Versão final_Mariana.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

220
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,685
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.