Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30947
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Infanta Dona Maria com a turma do 7ºB no ano letivo 2014-2015
Authors: Costa, Nuno Pedro dos Santos Silva Couceiro da 
Orientador: Abreu, Antero
Keywords: Ensino da educação física; Intervenção pedagógica
Issue Date: 2015
Citation: Couceiro, N. (2015). Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Infanta Dona Maria com a turma do 7ºB no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O estágio pedagógico é o primeiro momento que os estudantes da área do ensino em Educação Física têm para colocar em prática os conhecimentos adquiridos por via académica nos últimos anos de formação. Esta etapa permite que o professor estagiário ganhe um conjunto de competências pedagógicas num contexto real e controlado, através de uma aprendizagem contínua e específica. Este documento tem por objetivo demonstrar uma reflexão final e fundamentada de todo o trabalho que foi desenvolvido no âmbito do Estágio Pedagógico na Escola Secundária da Infanta Dona Maria, com a turma do 7º B, através de uma explicação sucinta de todos os procedimentos que foram levados a cabo ao nível da prática pedagógica. O presente relatório encontra-se dividido em partes distintas, uma primeira que dá a conhecer o contexto da prática em que foi desenvolvido o estágio, uma segunda que consiste numa análise reflexiva acerca da prática pedagógica, onde são demonstradas e explicitadas todas as decisões ocorridas a nível do planeamento, realização e avaliação, uma terceira parte que respeita a atitude ético-profissional, seguindo-se as estratégias de abordagem do ensino, as aprendizagens realizadas/dificuldades sentidas, terminando com a apresentação do estudo de caso que se refere a uma comparação entre o objetivo e forma de feedback fornecido a alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais. The pedagogical internship is the first moment Physical Education teaching students have to practise the knowledge acquired in the last years of academic studies. This stage allows the trainee teacher to gain a couple of pedagogical skills in a real and controlled context, through continuous and specific learning. This report aims to demonstrate a final and grounded reflection upon all the work that has been developed in the pedagogical internship at Infanta Dona Maria Secondary School, with the 7ºB class, through a short explanation of all the procedures done at a pedagogical pratice level. This report is divided into different parts - the first shows the practice context where the internship was developed, the second consists of a reflective analysis about the pedagogical practice, showing and explaining all the planning, realization and evaluation decisions, the third part shows the ethical and professional attitude, a topic about the teaching strategies, the learnings carried out and the difficulties, ending with the presentantion of the case study that refers to a comparison between the objective and form of the feedback provided to students with and without special needs.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30947
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

244
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

162
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.