Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30644
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWasterlain, Rosa Sofia-
dc.contributor.advisorMonteiro, António Pinto-
dc.contributor.advisorSaraiva, Carlos Braz-
dc.contributor.authorTeixeira, Marta Raquel Gomes Maia-
dc.date.accessioned2016-02-24T14:55:13Z-
dc.date.available2016-02-24T14:55:13Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationTeixeira, Marta Raquel Gomes Maia - Prevalência de Bullying em duas escolas secundárias do Centro de Portugal. Coimbra : [s.n.], 2012. Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30644-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Evolução e Biologia Humanas, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO bullying é uma forma de violência em que os factores de risco e de protecção aumentam e diminuem, proporcionalmente, as probabilidades de um indivíduo estar envolvido enquanto agressor, vítima ou ambos. Este fenómeno, quando estudado no ambiente escolar (onde mais frequentemente ocorre), pode ser facilmente confundido com desacatos ou brincadeiras normais, pelo que só se considera bulllying quando há intencionalidade, repetição e desequilíbrio de poder e manifesta-se de forma verbal, física, relacional ou ainda qualquer combinação das anteriores. Como forma de violência que é, o bullying tem consequências psicológicas e físicas (dependendo da intensidade e forma de manifestação) para vítimas, agressores, testemunhas e ambiente escolar. O objectivo do presente trabalho é averiguar se:  Existe bullying nas escolas estudadas.  Os alunos vitimizados apresentam diferenças físicas e/ou socioeconómicas.  Há manifestações físicas nos alunos que assistem a fenómenos de bullying.  Devido à natureza desta forma de violência, deve ser apenas o queixoso a denunciá-la ou qualquer membro da comunidade que assista a este, ou até a direcção da escola onde a vítima estuda deva ser parte activa no processo de identificação, responsabilização e penalização nas formas de bullying que se justifiquem. A amostra estudada consiste num total de 93 alunos entre os 15 e os 20 anos de idade, das Escolas Secundárias da Mealhada e José Falcão (Coimbra). Foi verificada a presença de episódios de bullying mas não foi possível associar a vitimização de alunos com sintomas físicos, uma vez que não foram identificados nem agressores nem vítimas. Averiguou-se que os alunos mais jovens identificam mais casos de bullying do que os mais velhos e que não apresentam sintomas de ansiedade, stresse ou medo.por
dc.description.abstractBullying is a type of violence where risk and protective factors, respectively, increase or decrease the individuals probability of being involved as a bully, a victim or both. While studied in the school environment (where it is most frequently found), this phenomenon may easily be mistaken for normal games. To avoid this we only consider a behavior as bullying when it has intention, it is repeated and shows imbalance of power. This behavior is manifested as verbal, physical, relational or a combination of these forms. Like any other type of violence, bullying has psychological and physical consequences (depending of its intensity and form) for victims, bullies, bystanders and the school environment. The aim of this thesis is to verify the existence of bullying in the studied schools. Also if the victims display any kind of difference (physical or socio economic) from the majority of students, as well as if there are any kind of physical manifestation in the bystanders. Questioning if, due to the nature of this type of violence, only the victim may press charges or any other member of the community that witnesses this, or the school director were the victim studies can also press charge. The sample studied is consisted of 93 students between the ages of 15 and 20 from the schools José Falcão (Coimbra) and Mealhada. It was concluded that bullying is a reality in these schools, although it was not possible to identify victims or bullies. Also there was no association between witnessing bullying and displaying physical symptoms or fear. None the less, it was possible to relate the witnessing of these behaviors with age, with younger students identifying more bullying cases.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectViolência entre parespor
dc.subjectFactores protectorespor
dc.subjectFactores de riscopor
dc.subjectDesequilíbrio de poderpor
dc.subjectEstigmatizaçãopor
dc.subjectConsequências do bullyingpor
dc.titlePrevalência de Bullying em duas escolas secundárias do Centro de Portugalpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIAS - Research Centre for Anthropology and Health-
crisitem.advisor.researchunitUCILER – University of Coimbra Institute for Legal Research-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Law-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2913-3037-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6910-3997-
Appears in Collections:I&D CIAS - Dissertações de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Marta teixeira.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.