Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30218
Title: Impacto da consulta na qualidade de vida sentida pelos consulentes
Authors: Vale, Filipa João Macedo 
Orientador: Santiago, Luiz Miguel
Vitorino, Humberto Manuel Neves
Keywords: Qualidade de cuidados de saúde; Medicina familiar
Issue Date: 2015
Abstract: Introdução: A qualidade de vida, além de um mediador direto de saúde, é indicador de um estado de saúde. Quando a qualidade de vida é considerada num contexto de saúde e doença, é comum referenciar a saúde relacionada com a qualidade de vida. A consulta é um momento de quebrar barreiras. Ao estabelecer-se uma relação empática entre o médico e o consulente, consegue-se um conhecimento mais aprofundado por parte do médico de todo o espectro de sintomas, problemas e factores de risco de cada doente e, deste modo, reforça a satisfação e confiança entre o consulente e o médico, aumentando a probabilidade de adesão às recomendações feitas por este e ao plano terapêutico acordado entre ambas as partes, sendo possível a capacitação. Objectivos: Tirar conclusões, especificamente para a Medicina Geral e Familiar em Portugal, sobre a relação entre a Qualidade de Vida, a consulta desempenhada por um médico e a Empatia. Métodos: Ensaio clínico analítico em que o questionário EQ5D foi aplicado antes e após a consulta, juntamente com um outro questionário, o questionário de Jefferson para avaliar a empatia entre o doente e o médico, na segunda parte da mesma. Resultados e Discussão: EQ-5D como instrumento genérico de medição da qualidade de vida relacionada com a saúde (QdVRS) permitiu avaliar o valor do estado de saúde na amostra estudada. 5 Houve uma melhoria significativa, sentida por parte dos consulentes na qualidade de vida, pela consulta. Após a mesma, 75% doentes apresentava um valor abaixo de 0,758, apresentando uma melhoria na sua qualidade de vida, comparativamente aos 68,8% obtidos antes da mesma. Em relação à empatia médica sentida pelo consulente, 45,8% dos doentes mostraram sentir boa empatia quando avaliaram como boa a qualidade de vida. Parece que, de num ponto de vista teórico, a relação entre o profissional de saúde e o seu doente tem evidências terapêuticas, a nível social e psicológico. A consulta é um procedimento de diagnóstico e terapêutico de elevada complexidade e técnica, o seu êxito dependendo da qualidade da relação médico-doente empática, nela desenvolvida. Conclusão: A qualidade de vida pode ser alterada por uma consulta em Medicina Geral e Familiar sobretudo quando esta é sentida como mais empática. Quando o foco da consulta é simultaneamente terapêutico e centrado no consulente este resultado parece ser mais importante
Introduction: The quality of life, besides being a direct health mediator, is an health status indicator. By considering the concept of quality of life in a context of health and disease, it is common to refer health related to the quality of life. The consultation is a key moment in breaking down barriers. By establishing an empathetic relationship between the physician/doctor and the patient/consultant, the physician achieves a better deeper knowledge of the entire spectrum of symptoms, problems and risk factors of each patient and thus reinforces the levels of satisfaction and trust existing between the patient and the physician, increasing the probability of adherence to the recommendations made by the last one and to the treatment plan agreed upon by both parties, with the enablement being possible. Objectives: Draw conclusions, specifically for General Practice in Portugal, on the relationship between quality of life, the consultation performed by a doctor and Empathy. Methods: Analytical clinical trial in which the questionnaire EQ5D was applied before and after the consultation, along with another questionnaire in the second part of it, the Jefferson's questionnaire, to evaluate the empathy between the patient and the doctor. Results: EQ-5D as a generic instrument for measuring quality of life health-related (HRQoL) allowed to evaluate the value of health status in the sample. Patients felt a significant improvement in their quality of life, caused as a result of by the consultation. Thereafter, 75% of the patients had a value below 0.758, showing an improvement in their quality of life, compared to 68.8% obtained beforehand. 7 With reference to the medical empathy felt by the consultant, 45.8% of the patients shown to a positive empathy when evaluating the quality of life as good. It seems, from a theoretical point of view, that the relationship between the health professional and his patient has therapeutic value, in a social and psychological level. Consultation is both a diagnostic and a therapeutic procedure of high complexity and technique, and its success depends on the quality of the empathy established between the doctor and the patient. Conclusion: Quality of life can be improved in one consultation in MGF, especially when it is felt as more empathic. When the focus of the consultation is both therapeutic and patient-centered the final result seems to be more relevant
Description: Trabalho final de mestrado integrado em Medicina (Medicina Geral e Familiar), apresentado á Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30218
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

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