Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30207
Title: A velhice nos lares na perspectiva das profissionais : um estudo exploratório
Authors: Freitas, Daniela Oliveira Duarte 
Orientador: Portugal, Sílvia
Keywords: Idosos; Velhice em lar; Institucionalização; Cuidados formais a idosos; Cuidadoras formais
Issue Date: 29-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Freitas, Daniela Oliveira Duarte - A velhice nos lares na perspectiva das profissionais : um estudo exploratório, Coimbra, 2015.
Abstract: Importantes transformações demográficas têm acontecido nos últimos anos, principalmente nos países do hemisfério norte do globo projetando-se um envelhecimento da população mundial a longo prazo, com a esperança média de vida sempre a aumentar, colocando grandes desafios aos cuidados e apoios aos mais velhos. A par das transformações demográficas, têm ocorrido igualmente importantes mudanças nas estruturas organizativas das famílias e, consequentemente, das sociedades. A diminuição da taxa de nupcialidade, o aumento dos divórcios e das famílias monoparentais e reestruturadas, a crescente integração das mulheres no mercado de trabalho são exemplos de algumas das mudanças sociais e familiares. Neste cenário, no qual a relação entre idosos e jovens é negativa, todas estas alterações tomam proporções ainda maiores, fomentando o ageism (Viegas & Gomes, 2007). De facto, persiste na sociedade portuguesa uma perceção negativa acerca da velhice e sobre as vivências em lar (Daniel, 2009; Pimentel, 2001) a qual constitui o tema de fundo da presente investigação. O objetivo geral deste trabalho prende-se com o conhecimento das perceções que os profissionais que trabalham nos lares de Lisboa Ocidental possuem sobre a velhice, sobre os lares e sobre as vivências em lar. Enveredamos por uma metodologia qualitativa de carácter exploratório, para responder aos seguintes objetivos específicos: o conhecimento das motivações e as características dos profissionais do cuidado a idosos em lar e das vantagens e desvantagens de, na sua perspectiva, envelhecer num lar; a identificação de causas da integração de idosos em lar e, por fim, tentar perceber o que pensam os profissionais sobre a sua futura velhice e possível integração em lar. Foram entrevistadas 8 profissionais do sexo feminino, desempenhando diferentes funções na hierarquia dos lares. As principais motivações para o cuidado formal a idosos prendem-se com a vocação, experiência pessoal no cuidado e necessidade de trabalhar. Por um lado, os resultados apontam para uma perceção negativa da velhice e dos lares mas, por outro lado, consideram que os lares desempenham um papel importante na prestação de cuidados a idosos, permitindo aliviar as famílias da sobrecarga do cuidado aos seus familiares, pois garantem a satisfação de necessidades primárias e promovem o convívio e o desenvolvimento de atividades. Sendo a família e a doença consideradas as principais causas da institucionalização as profissionais que cuidaram de familiares no domicílio até à morte, referem que tencionam envelhecer em casa e só integrarem um lar, em último recurso. Como desvantagens dos lares, as participantes apontaram a perda de liberdade e da individualidade e o facto de estarem focados apenas na satisfação de necessidades primárias por isso aspiram a novos modos de funcionamento dos lares para que possam equacionar a hipótese de integração em lar para si próprias.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Portugal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30207
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_DanielaFreitas_2015.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

622
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

3,075
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.