Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/30166
Título: | A Coautoria Acadêmica Interprogramas da Pós-Graduação Em Ciência da Informação: uma análise baseada em métricas em grafos | Autor: | Autran, Marynice Borges, Maria Manuel Mena-Chalco, Jesús Pascual |
Palavras-chave: | Autoria coletiva; Metrias da informação e comunicação; Programas de Pósgraduação em Ciência da Informação; Cientometria | Data: | Dez-2015 | Editora: | Universidade Federal da Paraíba | Título da revista, periódico, livro ou evento: | XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB 2015): Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redes | Local de edição ou do evento: | João Pessoa, PB, Brasil | Resumo: | A colaboração acadêmica tem sido objeto de preocupação de um sem-número de investigadores nas últimas décadas, sendo estudada sob as mais diferentes perspectivas e pressupostos. Esta forma de interação pode ser estimada de forma implícita ou explícita. Um tipo de colaboração explícita é a coautoria na escrita de artigos científicos. Neste trabalho consideramos a coautoria acadêmica dos professores/pesquisadores associados a todos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs). Definimos como objetivo geral identificar e avaliar por meio de métricas em grafos (centralidade de grau, centralidade de intermediação, centralidade de proximidade, coeficiente de agrupamento e peso ponderado) a rede de coautoria interprogramas. Este tipo de rede permite estudar e avaliar a colaboração entre instituições da área, analisando as colaborações científicas no nível de artigos de periódicos, comunicações apresentadas em eventos, livros, capítulos de livros e resumos expandidos. A produção científica referente ao período 2008 a 2012 foi extraída do Currículo Lattes dos docentes/pesquisadores através da ferramenta scriptLattes. A rede de coautoria entre PPGCIs foi construída através de uma nova ferramenta que desenvolvemos. Dentre os resultados obtidos, podemos destacar que os PPGCIs da UNESP, UFPB e USP são os que mantêm o maior número de inter-relações, constituindo-se os nós centrais da rede por se encontrarem em posição estratégica; que se encontram mais próximos dos demais, de acordo com a distância geodésica; detêm o maior número de coautorias e concentram o maior controle de fluxo. Estes resultados evidenciaram que tais programas exercem grande importância, e influenciam a forma de interação com os outros programas da área | URI: | https://hdl.handle.net/10316/30166 | ISSN: | 2177-3688 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Coautoria Academica...ENANCIB 2015.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.