Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30166
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAutran, Marynice-
dc.contributor.authorBorges, Maria Manuel-
dc.contributor.authorMena-Chalco, Jesús Pascual-
dc.date.accessioned2015-
dc.date.available2015-12-22T13:14:59Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.issn2177-3688-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30166-
dc.description.abstractA colaboração acadêmica tem sido objeto de preocupação de um sem-número de investigadores nas últimas décadas, sendo estudada sob as mais diferentes perspectivas e pressupostos. Esta forma de interação pode ser estimada de forma implícita ou explícita. Um tipo de colaboração explícita é a coautoria na escrita de artigos científicos. Neste trabalho consideramos a coautoria acadêmica dos professores/pesquisadores associados a todos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs). Definimos como objetivo geral identificar e avaliar por meio de métricas em grafos (centralidade de grau, centralidade de intermediação, centralidade de proximidade, coeficiente de agrupamento e peso ponderado) a rede de coautoria interprogramas. Este tipo de rede permite estudar e avaliar a colaboração entre instituições da área, analisando as colaborações científicas no nível de artigos de periódicos, comunicações apresentadas em eventos, livros, capítulos de livros e resumos expandidos. A produção científica referente ao período 2008 a 2012 foi extraída do Currículo Lattes dos docentes/pesquisadores através da ferramenta scriptLattes. A rede de coautoria entre PPGCIs foi construída através de uma nova ferramenta que desenvolvemos. Dentre os resultados obtidos, podemos destacar que os PPGCIs da UNESP, UFPB e USP são os que mantêm o maior número de inter-relações, constituindo-se os nós centrais da rede por se encontrarem em posição estratégica; que se encontram mais próximos dos demais, de acordo com a distância geodésica; detêm o maior número de coautorias e concentram o maior controle de fluxo. Estes resultados evidenciaram que tais programas exercem grande importância, e influenciam a forma de interação com os outros programas da áreapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAutoria coletivapor
dc.subjectMetrias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectProgramas de Pósgraduação em Ciência da Informaçãopor
dc.subjectCientometriapor
dc.titleA Coautoria Acadêmica Interprogramas da Pós-Graduação Em Ciência da Informação: uma análise baseada em métricas em grafospor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.locationJoão Pessoa, PB, Brasilpor
degois.publication.titleXVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB 2015): Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/3048/1158por
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypeconferenceObject-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-7755-6168-
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas
I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A Coautoria Academica...ENANCIB 2015.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.