Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30122
Title: O impacto da abertura económica no crescimento económico dos 12 países iniciais do Euro
Authors: Marques, Miguel Lopes 
Orientador: Duarte, Maria Adelaide
Keywords: Abertura económica; Crescimento; Produtividade
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Marques, Miguel Lopes - O impacto da abertura económica no crescimento dos 12 países inicias do Euro, Coimbra, 2015
Abstract: Neste trabalho estudámos a relação empírica entre abertura e crescimento económico para uma amostra dos 12 países iniciais da UEM, de 1970 a 2010. O nosso objetivo principal foi identificar o sinal e magnitude da abertura no crescimento económico. Dividimos a questão de investigação em dois tópicos que, embora diferentes, estão relacionadas – medir (a) se a abertura tem um efeito positivo, direto e substancial no crescimento económico; (b) se a abertura tem um efeito positivo, direto e substancial no crescimento da produtividade total de fatores. Estimámos uma equação de crescimento ad-hoc e uma equação de crescimento da produtividade total de fatores para analisar (a) e (b), respetivamente, e usámos o estimador System GMM. Não conseguimos confirmar o impacto positivo da abertura no crescimento económico dos países da UEM, o que poderá ir ao encontro da literatura com uma visão mais cética. Adicionalmente revela o facto de este canal poder ser menos importante para países desenvolvidos, tanto através da acumulação de fatores como do canal de progresso técnico, considerando que a abertura é definida como um rácio comercial.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Fianceira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Adealide Duarte.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30122
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TP_MM_Final_corrigida.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

569
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

657
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.