Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30116
Title: Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015
Authors: Reis, Jason Gomes 
Orientador: Fonseca, Pedro
Keywords: Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2015
Citation: Reis, J. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12ºA no ano letivo 2014/2015. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento pretende que o professor estagiário demonstre competências de análise crítica e reflexão aprofundada a partir da sua experiência de Estágio Pedagógico. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa de formação curricular, na qual o professor estagiário, devidamente orientado e supervisionado, exerce e cumpre todas as tarefas inerentes à função de docente e permite desenvolver um conjunto de competências científicas, pedagógicas e didático-metodológicas, essenciais ao desempenho dessa função. Assim, o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra, no ano letivo de 2014/2015, consistiu na transposição para o contexto real dos conhecimentos adquiridos na formação inicial, através da lecionação da disciplina de Educação Física junto da turma A do 12º ano de escolaridade. O presente documento pretende englobar a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e as aprendizagens realizadas ao longo do Estágio Pedagógico. Este contempla três partes fundamentais. A primeira parte é basicamente descritiva e relacionada com a contextualização da prática desenvolvida. A segunda parte incide na análise reflexiva sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento, realização e avaliação. Por fim, a terceira parte ostenta o aprofundamento do tema/problema, uma investigação realizada sobre: “Feedback Pedagógico do Professor Estagiário nas aulas de Educação Física – Análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas”. The Internship Final Report is part of the Training Report Curricular Unit, of the second year of the Master in Physical Education Teaching of Elementary and Secondary Education, in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This document is intended to demonstrate the teacher’s critical analysis skills and deep reflection upon his Teacher Training experience. The Teacher Training Internship is the culmination of a curricular training stage, in which the trainee teacher, properly guided and supervised, carries out and accomplishes all the tasks related to the teaching function and allows the development of a set of scientific, pedagogical, didactic and methodological skills, essential to the performance of that function. Thus, the Teacher Training held in Basic and Secondary School of Quinta das Flores, in Coimbra, in the school year 2014/2015, was the transfer to real context of the knowledge acquired in initial training, through the teaching of Physical Education to the 12th grade A class. This document is intended to cover the description and reflection on the activities and learning carried out during the Teacher Training Internship. It covers three key parts. The first part is basically descriptive and related to the contextualization of the developed practice. The second part focuses on the reflexive analysis of the pedagogical practice, at the planning, implementation and assessment levels. Finally, the third part shows the deepening of the theme / problem, a research on: "Pedagogical Feedback of the Trainee Teacher in Physical Education classes - Analysis of its dimension in classes with different didactic functions".
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30116
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1415_Jason_Reis.pdf.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

612
checked on Apr 30, 2024

Download(s) 50

620
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.