Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30115
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Raul Agostinho Simões-
dc.contributor.authorRodrigues, Sónia Cristina Marques-
dc.date.accessioned2015-12-11T17:27:50Z-
dc.date.available2015-12-11T17:27:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRodrigues, S. (2015) Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Secundária José Falcão junto da turma do 11º 7 no ano letivo de 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30115-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico representa o confronto entre a formação teórica e a sua aplicação na realidade prática, sendo neste âmbito que se deve conduzir o processo, no sentido de desenvolver competências profissionais, académicas e pessoais que permitam desenvolver uma identidade docente na área da Educação Física e obter um ensino de qualidade. O decorrer deste percurso assume como fundamental a adoção de uma postura críticoreflexiva sobre a prática pedagógica, aliada à investigação e mobilização de saberes pertinentes. O papel do professor não se esgota nos limites do ensino, estendendo-se à investigação e à reflexão das suas práticas, fazendo dele um investigador na sua própria sala de aula. O presente Relatório é o resultado da intervenção pedagógica na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, junto da turma 7 do 11º ano de escolaridade. Este compõe-se em quatro partes fundamentais: enquadramento biográfico; contextualização da prática desenvolvida; análise reflexiva sobre a prática pedagógica e tema-problema. A problemática relacionada com a avaliação da aptidão física na escola levou ao estudo do desempenho dos alunos no teste dos “Sit-Ups”, com o objetivo de perceber se as tabelas normativas utilizadas pelo grupo disciplinar de Educação Física para a classificação da aptidão física dos alunos do 7º ao 12º anos de ambos os sexos, estão adequadas aos alunos desta escola. Após a recolha e análise dos dados foi possível retirar algumas conclusões pertinentes para a clarificação da avaliação da aptidão física dos alunos desta escola. The Pedagogic Internship represents the confrontation between theory training and its application in real practice. This is the context that one should conduct the process in order to develop professional, academic and personal skills in order to develop a teaching identity in the field of Physical Education and also get a quality education. The outcome of this route is fundamental to adopt a critical and reflective position about pedagogic teaching and practice. This will also combine the research and mobilisation of relevant knowledge. The role of the teacher is not confined to school and teaching boundaries and it will extend to the research and reflection of all practices making the teacher a professional investigator in their own classroom. This report is the result of pedagogical intervention with the class 7 of the 11th grade in a school called Escola Secundária José Falcão located in Coimbra. The intervention was based in four main parts: biographical framework, contextualization of practice developed, reflective analysis of the pedagogical practice and theme-issue. The issue related to the assessment of physical fitness in school led to the performance of students in the study testing the "Sit-Ups" in order to understand if the normative tables used by the disciplinary group of Physical Education for the classification of physical fitness of the students are appropriate to the students of this school. Both gender considered on students from the 7th to 12th grade. The data collected was analysed and it was possible to hold some relevant conclusions for the clarification of the physical fitness assessment of the students of this school.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.titleDefinição de valores normativos para a classificação da aptidão física dos alunos no teste dos "sit-ups" na escola secundária José Falcão - Coimbrapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201342383-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1194-4560-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio de Estagio Sonia Rodrigues.pdf2.89 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

1,082
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

487
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.