Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30114
Title: Análise da qualidade do jogo formal vs jogo reduzido em alunos do 3º ciclo do ensino básico
Authors: Esteves, João Miguel Moedas 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Keywords: Basquetebol; Prática pedagógica; Formação de professores
Issue Date: 2015
Citation: ESTEVES, J. (2015). Relatório final de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 c/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma C do 8º ano no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: Enquanto estudante universitário, assumo que o Estágio Pedagógico é, efetivamente necessário, tanto para o contato com o mundo do trabalho, como para a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais que dificilmente seriam adquiridas somente na Universidade. Tal iniciativa permite aos estudantes reduzir o choque com o mercado de trabalho, abrir novos caminhos, conhecer e aproximar-se da realidade laboral, o que acaba por transmitir sentimentos de segurança, proximidade, assim como, uma perspetiva mais clara acerca do mundo laboral, algo que não é (suficientemente) dado a conhecer através da faculdade. Ao nível pessoal torna o estudante mais confiante e com uma visão mais abrangente e alargada. Enquadrando-o, este insere-se no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Surge assim, a urgência de produzir uma reflexão das práticas desenvolvidas, com o intuito de elucidar o percurso formativo realizado ao longo deste ano letivo junto da turma C do 8º ano da Escola Básica C/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo no ano letivo 2014/2015. Este relatório fará referência à contextualização da prática desenvolvida, onde o projeto formativo se encontra relacionado com as expetativas iniciais e reconhecidas as práticas desenvolvidas (planeamento, realização e avaliação), não esquecendo a justificação das opções praticadas. É realizado um balanço sobre a prática desenvolvida suportada com os aspetos críticos da intervenção do estagiário, analisando o seu percurso ao longo do estágio pedagógico, orientado para o desenvolvimento pessoal e profissional. Para terminar, serão esmiuçadas as questões dilemáticas e será aprofundada a temática da Análise da qualidade do Jogo Formal versus Jogo Reduzido em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. As a University student, I assume that the Educational Internship is a relevant part as it not only prepares you to the world work as it also allows you to develop and acquire skills that would not be acquired only by attending University classes. Such initiative provides students the opportunity to minimize the initial shock felt when you enter the Labour market for the first time and it not only opens new paths as it also allows students to have a first contact with the “Real World” which will bring a feeling of security as well of proximity, as well as a clear view about of the world work, something that is not provided through the time spent at University. To a more personal level this will provide the student with enough confidence and with a comprehensive view that will allow the student the capability to embrace the Job Market with much more confidence. If we frame this internship it will be inserted in the 2nd Year of the Masters in Physical Education Teachers Training, lectured at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. Thus arises the urgency to produce a reflection of the practices developed in order to elucidate the training course held throughout this school year with the C class of the 8th year of the Escola Básica C/ Sec. José Miranda do Corvo hawk in the school year 2014/2015.This report will refer to the context of the developed practices, where the internship is related to the initial expectations and recognized the developed practices (planning, implementation and evaluation), not leaving behind the justification of all the options taken during this process. An assessment is held on the practice developed and is supported by the critical aspects of the trainee intervention, analyzing his route along the teaching practice, focusing on the personal and professional development. Finally the all problematic questions will be analyzed and the subject area of Analysis of the Quality of Formal Game Versus Modified Game within students of the 8th grade will be thoroughly analyzed.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30114
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2015_João_Esteves.pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

368
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

297
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.