Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30107
Title: Relatório de estágio desenvolvido no centro de estudos educativos de Ançã com a turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo de 2014-2015
Authors: Gonçalves, Joaquim José Alcântara 
Orientador: Abreu, Antero
Keywords: Formação de professores; Prática pedagógica; Estilos de ensino
Issue Date: 2015
Citation: Gonçalves, J. (2015). Relatório Final de Estágio desenvolvido no Centro de Estudos Educativos de Ançã junto da turma 7ºA no ano letivo 2014/2015. – Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: No segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, inclui-se no seu plano de estudos, a realização do Estágio Pedagógico onde se verifica um período de formação prática, na construção das aprendizagens do futuro professor. Foi no cumprimento desta tarefa, que pudemos colocar em prática, todas as competências adquiridas ao longo de um percurso académico e profissional, visto que já exercemos esta profissão há vinte anos. Este estágio foi realizado no Centro de Estudos Educativos de Ançã, com a turma A do 7º ano de escolaridade. Foi permitida a construção de um processo de ensino-aprendizagem com um trabalho conjunto entre quatro agentes educativos da disciplina de Educação Física. Assumimos as funções de professor da turma, mas tivemos sempre um acompanhamento dos professores orientadores e da colega de estágio, que contribuíram significativamente para uma aquisição de novos saberes, baseados numa reflexão conjunta, que permitiu ver determinados problemas por diferentes prismas. Neste documento, realizamos um balanço de toda a atividade concretizada, baseado numa descrição e respetiva reflexão dos momentos vivenciados. Desta retrospetiva, surgiram conclusões que permitirão a construção de novas aprendizagens que passarão a fazer parte do nosso leque de ferramentas pedagógicas para continuar e exercer esta profissão de forma competente. Este relatório é constituído por três partes fundamentais. Na primeira, fez-se uma descrição do contexto pedagógico em que todo este processo foi concretizado. De seguida, fizemos uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e finalmente, apresentámos o aprofundamento do tema/problema intitulado, “Mobilização dos Estilos de Ensino – Planeamento, intervenção em contexto real e análise da sua aplicação: Caracterização da prática pedagógica do professor-estagiário de acordo com o espectro dos estilos de ensino de Mosston e Ashworth (1994, 2008 ).”, concluindo-se que a prática pedagógica do professor caracterizou-se por uma adoção variada de estilos de ensino (Comando, Tarefa, Inclusivo e Descoberta Guiada), com a atribuição progressiva de autonomia aos alunos na construção das suas aprendizagens, principalmente na parte fundamental da aula. In the second year of the Master in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, of the University of Coimbra, a Teacher Training is included in its study plan where there is a period of practical training considering the future teacher’s learning. During the internship, we could apply all the skills acquired during my academic and professional career, as we already practice for twenty years. This training was held in the Educational Studies Centre of Ançã, with the class A of 7th grade. With this activity, it was allowed to build a teaching-learning process with the joint effort of three educators of Physical Education. We took over the class teacher functions, but we had always a monitoring of the teacher advisor and of our internship colleague, who significantly contributed to the acquisition of new knowledge, based on a joint reflection, which allowed regarding certain problems through different approaches. In this paper, we conduct an assessment of all implemented activity, based on a description as well as on its reflection of the experienced moments. There will arise conclusions from this retrospective that will permit to build new learning that will become part of my range of teaching tools to continue and pursue this profession efficiently. This report will consist of three main parts. At first, a description of the educational context in which this process has been achieved will be made. Then, in the second part, I will make a critical reflection on the developed educational practices and finally, in the third part, I will present the deepening of the theme / issue entitled, "Teaching Styles Mobilization - Planning, intervention in a real context and analysis of its application: characterization of the pedagogical practice of the teacher-trainee according to the spectrum of Mosston and Ashworth (1994,2008) teaching styles. ", concluding that the teacher's pedagogic practice was characterized by a wide adoption of teaching styles (Command, Task, and Inclusive Guided Discovery), with the progressive attribution of autonomy to students in the construction of their learning, especially in the key part of class.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30107
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2015_Joaquim_Gonçalves.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

259
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

136
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.