Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29841
Title: O impacto da experiência nas atitudes e comportamentos face à marca
Authors: Góis, Filipa Leal
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Bairrada, Cristela
Keywords: Marketing; Experiência de marca; Afeto à marca; Prazer com a marca; Satisfação; Amor à marca; Lealdade; Passa-a-palavra positivo
Issue Date: 30-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Góis, Filipa Leal - O impacto da experiência nas atitudes e comportamentos face à marca, Coimbra
Abstract: Ao longo dos tempos, o conceito de marketing tem adquirido uma importância cada vez maior e expressiva. Perante este cenário, as marcas e as relações que estas estabelecem com os consumidores têm ganho cada vez mais importância. Segundo Chernatony e Riley (1998), a marca poderá ser concebida como um instrumento legal, como um logo, como uma companhia, como um nome, como redutor de riscos, como sistema de identidade, como imagem na mente do consumidor, como sistema de valor, como uma personalidade, como um relacionamento, como um valor agregado e como a evolução de uma entidade. Assim, com o passar do tempo, para além de se preocupar em definir o que é uma marca, o marketing passou a dar importância à relação entre o consumidor e a empresa, surgindo assim o marketing relacional. Schmitt (1999) levou este conceito mais longe e fala-nos sobre marketing experiencial, onde explicou que os sentimentos e as emoções dos consumidores não estavam a ter o devido aproveitamento como lembranças e recordações agradáveis positivas e memoráveis para o futuro. O objetivo deste estudo é o de identificar o impacto que a experiência da marca causa no consumidor, assim como as suas atitudes e comportamentos, nomeadamente a lealdade e o consequente passa-a-palavra positivo. Pretendeu-se, assim, averiguar se através das variáveis mediadoras, afeto à marca, prazer com a marca e satisfação pela marca, o consumidor sinta amor à marca e isto o faça leal e consequentemente realize um passa-a-palavra positivo (positive word of mouth). Este estudo possui um caráter quantitativo pelo que os dados foram recolhidos através da aplicação de inquéritos a 400 indivíduos, com mais de 18 anos, de ambos os sexos, e de nacionalidade portuguesa. Esta investigação determinou o impacto da Experiência da marca no Amor à Marca, na Lealdade e no Passa-a-palavra positivo, reforçando os estudos apresentados pela literatura. É possível, através destas conclusões, fornecer um conjunto de orientações para que as empresas foquem as suas atenções, principalmente, nas relações emocionais e simbólicas entre a marca e consumidor.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho e Cristela Bairrada.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29841
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FFUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação-Filipa-Góis.pdf10.48 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

657
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 20

1,021
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.