Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29764
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dc.contributor.advisorTomás, Paulo Manuel de Carvalho-
dc.contributor.authorFernandes, Sara Patrícia Cantante-
dc.date.accessioned2015-10-20T15:56:32Z-
dc.date.available2015-10-20T15:56:32Z-
dc.date.issued2015-10-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29764-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO turismo é uma atividade em expansão por todo o mundo, que representa 9% do PIB mundial e é considerada o quarto líder de exportações, de acordo com a OMT (2015). No entanto, assiste-se a uma alteração de consumos, devido à alteração de necessidades, motivada por uma elevação de rendimentos, cultura e escolaridade da população, mas também por alteração políticas e socioeconómicas. Assim, o turista atual procura novos destinos, que se diferenciem pela inovação, criatividade e autenticidade, alcançadas através dos seus recursos endógenos e singularidades. Desta forma, o desafio dos destinos turísticos situa-se na sua capacidade para competir no mercado global, através da diferenciação da oferta. O turismo cultural é o segmento turístico que mais se destaca e tem evoluído, em oposição ao turismo de massas, sobretudo em meio urbano. Contudo, importa encontrar novas estratégias que posicionem as cidades no mercado competitivo mundial, das quais se destacam os eventos. Nos últimos anos, os seus impactos ambientais e socioculturais têm ganho importância, justificando o seu papel enquanto produtos turísticos diferenciadores e autênticos, capazes de atrair novos nichos turísticos. Numa sociedade cada vez mais tecnológica, estes acontecimentos desempenham também um papel social relevante na promoção de interações e convívio humano. No entanto, a sua popularidade justifica-se devido aos seus impactos económicos e turísticos, que estimulam a competitividade entre destinos para a sua concretização, uma vez que os eventos são fenómenos centrais na sociedade atual, alvo de atenção constante dos meios de comunicação social e de partilha nas redes sociais pelos seus participantes, promovendo a divulgação e promoção do destino turístico. Ultimamente, a Figueira da Foz tem vindo a consolidar o seu calendário com eventos de projeção nacional e internacional, contribuindo também para a divulgação da sua imagem enquanto destino turístico. Nesse sentido, esta investigação incide na análise da sua oferta e seus impactos, bem como procura encontrar estratégias para que o município se assuma como um destino de eventos, tendo por base um enquadramento teórico que assenta na evolução do mercado turístico e na consolidação dos eventos enquanto produto competitivo.por
dc.description.abstractTourism is a developing activity all over the world, which represents 9% of world GDP and is the fourth product most exported, in order with UNWTO (2015). However, patterns of consumption are changing because of changes in needs, motivated by higher incomes, culture and education of population, as well as by political and socioeconomic factors. This way, the actual tourist searches new destinies, which are able to distinguish themselves through innovation, creativity and authenticity, provided by endogenous resources and uniqueness of places. Nowadays, the challenge of the destinations is, therefore, the competitive capacity in world market, offering different products. Cultural tourism is the most important and increasing tourist segment in opposition of mass tourism, especially in urban environments. However, it is important for cities to find new strategies that could position them in the competitive world market, of which, events are the most appealing. Over the last years, their environmental and socioeconomic impacts are earning significance, justifying their role as authentic and different tourism products, capable of attracting new tourist niches. In a society increasingly technological, this happenings also have an important social role because they promote social interactions and sharing between people. However, their popularity is justified mainly because of their economic and tourism impacts, which increases the competitiveness of destinations for the organization of events, because they are central in the actual society, object of media attention and sharing in social networks, promoting and enhancing the tourism destination image. Lately, Figueira da Foz has had many demand for events with national and international projection, which also contributes for the promotion of its image as a tourism destination. This way, this investigation analyses its offer and impacts, as well as looks for new strategies capable of turning the municipality into a real event destination, while studies the evolution of tourism market and consolidation of events as a competitive tourism product.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEventospor
dc.subjectTurismo de Eventospor
dc.subjectDiferenciaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento Localpor
dc.subjectFigueira da Fozpor
dc.titleEventos e Dinamização Turística da Figueira da Foz - Oferta, Impactos e Estratégiaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201520591-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6920-869X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Geografia - Teses de Mestrado
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