Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29730
Title: Avaliação do grau de adesão à filosofia lean e da sua performance organizacional de empresas portuguesas
Authors: Silva, Thássio Rafael Alvão 
Orientador: Gomes, Carlos Ferreira
Keywords: Cultura Lean; Produção magra; Graus de maturidade
Issue Date: 25-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Thássio Rafael Alvão da - Avaliação do grau de adesão à filosofia lean e da sua performance organizacional de empresas portuguesas, Coimbra, 2015
Abstract: Hoje muito se tem falado sobre Manufatura Magra (MM), porém poucos esforços têm sido dedicados a encontrar o nível de maturidade dessa metodologia dentro das organizações. Essa maturidade está associada, principalmente, à absorção dos princípios magros pela cultura organizacional. Com essa avaliação das práticas operacionais associadas às práticas magras, é possível determinar índices acerca da implantação desse sistema. O fato desta metodologia não possuir um padrão de implementação dificulta a avaliação do quanto a empresa está próxima da condição Lean, por isso requer uma atenção especial. A presente investigação baseia-se numa avaliação através das normas norte-americanas SAE J4000, aplicada numa base de dados das maiores empresas exportadoras portuguesas, para encontrar o nível de adesão à metodologia Lean. A estrutura da norma sofreu algumas alterações para possibilitar a geração de relatórios e resultados mais diversificados, incluindo perguntas ligadas à Performance Organizacional das empresas diante dos seus concorrentes. Após a realização desta avaliação, procuraram-se os graus de maturidade global e os graus de maturidade específicos da cultura Lean. Foi possível analisar estes resultados em função das características empresariais da amostra, e também foi exequível a construção de relatórios com abordagens estáticas que contribuíram para a robustez do trabalho. Por sua vez, os procedimentos possibilitaram gerar referências quantitativas e interpretações que permitirão que outros estudos possam ser desenvolvidos a partir deste. Apesar da existência de algumas limitações, foi possível identificar pontos fortes e fracos do sistema existente nas empresas. Além disso, o estudo também indicou diretrizes para o aperfeiçoamento do método existente de avaliação e implantação do MM.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Ferreira Gomes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29730
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertacao_Thassio.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

376
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

736
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.