Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/29729
Title: O impacto dos sentidos na atitude face à marca : o estudo ao grupo Inditex
Authors: Pereira, Marisa Costa 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Bairrada, Cristela Maia
Keywords: Marketing sensorial; Experiência da marca; Satisfação da marca; Sensualidade da marca; Amor à marca; Boca-a-boca positivo; Lealdade à marca
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Pereira, Marisa Costa - O impacto dos sentidos na atitude face à marca : o estudo ao grupo Inditex, Coimbra, 2015
Abstract: O marketing está em constante evolução e consequência disso é a crescente necessidade de satisfazer o consumidor. Atualmente, o marketing está focado em alcançar a mente dos consumidores, mas como só isso não basta, o marketing sensorial vai ter como papel, não só alcançar a mente, mas também o coração dos consumidores. Os consumidores têm de sentir-se envolvidos com o produto/serviço para terem experiências ricas em sensações, já que os sentidos são um meio eficaz para se atingir as emoções. Normalmente, são os conteúdos visuais e auditivos os mais utilizados. O ideal está em apostar em sensações como o olfato, o tato e o paladar. O Marketing Sensorial é a área do marketing que diz respeito a todas as perceções sensoriais que envolvem uma marca: os sentidos são usados para estimular a venda. Esta investigação tem como objetivo principal, determinar o impacto dos cinco sentidos nas atitudes e comportamentos face às marcas. Para este trabalho de investigação, o grupo INDITEX foi o escolhido para determinar a nossa amostra. É importante realçar que foi introduzida a variável da sensualidade da marca por ser ainda pouco estudada no marketing e por acharmos de verdadeira relevância para o nosso estudo, recorrendo assim à elaboração de uma escala de medição. As variáveis que serão estudadas, como consequentes, neste estudo, são a sensualidade da marca, a experiência da marca, a satisfação da marca, o amor pela marca, o passa a palavra positivo e a lealdade à marca. Os resultados do questionário de investigação foram recolhidos através de uma plataforma online, o Google Forms, em que no total foram obtidos 403 respostas dos consumidores, que evidenciam a marca que consideraram mais sensorial, bem como a importância que as variáveis mencionadas anteriormente têm com a marca escolhida. Este estudo de investigação determinou o forte impacto que o marketing sensorial tem na sensualidade da marca, na experiência da marca e na satisfação da marca. Isto dá-nos informação a nível profissional no que as empresas devem ter em conta na sua estratégia de marketing.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho e Cristela Maia Bairrada.
URI: http://hdl.handle.net/10316/29729
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

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