Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29715
Title: Determinantes do cumprimento dos requisitos de divulgação dos ativos biológicos
Authors: Ventura, João André 
Orientador: Pimentel, Liliana Marques
Keywords: Agricultura; Ativos biológicos; Divulgação obrigatória; Cumprimento dos requisitos de divulgação; determinantes da divulgação
Issue Date: 22-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Ventura, João André - Determinantes do cumprimento dos requisitos de divulgação dos ativos biológicos, Coimbra, 2015.
Abstract: O presente estudo visa avaliar o grau de cumprimento dos requisitos de divulgação dos ativos biológicos, descritos na Norma Contabilística e de Relato Financeiro 17 – Agricultura, assim como, identificar os determinantes que mais influenciam esse cumprimento. Foram recolhidas as demonstrações financeiras e respetivos anexos de empresas de diversos setores, detentoras de ativos biológicos, com relatórios disponíveis na internet e sujeitas à NCRF 17 do Sistema de Normalização Contabilística, referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos foi a análise de conteúdo das demonstrações financeiras e respetivos anexos em relação a uma amostra de nove empresas portuguesas, com valores cotados e não cotados. A junção de dados dos três anos permitiu de forma mais consistente a construção de um índice de divulgação dos ativos biológicos e a respetiva identificação das variáveis independentes com maior consistência. Foram testadas seis hipóteses de associação entre o índice e seis variáveis explicativas, através do uso das análises da estatística descritiva, normalidade, correlação e regressão linear em painel. Os resultados dos testes mostram que a média do índice de divulgação dos Ativos Biológicos é de 44% e não foi possível concluir que com o tempo haja um maior nível de divulgação. O peso dos ativos biológicos e o tipo de auditor são as variáveis que mais influenciam positivamente a divulgação dos ativos biológicos, no entanto, também o endividamento e o setor de atividade, embora com menor poder explicativo, assumem uma significância estatística positiva. A dimensão, ao contrário do que seria expectável, apresenta uma relação negativa estatisticamente significativa.
Description: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Liliana Marques Pimentel.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29715
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Mestrado_João Ventura_2015.pdf27.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

542
checked on Feb 27, 2024

Download(s) 50

304
checked on Feb 27, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.