Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29710
Title: A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
Authors: Marinheira, Pedro Miguel Martins 
Orientador: Melo, Paulo
Keywords: AAC/OAF; Adeptos; Fatores de associação à marca; Lealdade; Envolvimento clubístico
Issue Date: 29-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Marinheira, Pedro Miguel Martins - A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF, Coimbra, 2015.
Abstract: Pretendeu-se com esta dissertação analisar a influência dos fatores de associação à marca na lealdade clubística e no envolvimento clubístico dos adeptos da AAC/OAF. Neste contexto, o presente estudo para a análise dos fatores de associação à marca baseou-se no modelo SBBE (spectator-based brand equity) de Ross, Russell e Bang (2008) e na escala de Ross, James e Vargas (2006) Team Brand Association Scale (TBAS). Em relação à lealdade clubística e ao envolvimento clubístico, baseamo-nos nas duas subescalas da escala de autorrelato do estudo de George e Stavros (2013). O método utilizado para validação das hipóteses foi o inquérito por questionário, sendo o mesmo disponibilizado em formato digital e em formato de papel apenas para o pré-teste. A amostra global compreendeu 320 adeptos da AAC/OAF durante a época 2014/2015. Os resultados revelaram a identificação de três fatores: União Temporal ao Clube – composto pelos itens da Marca, o item da História, o item da Rivalidade, um dos dois itens do Estádio, um dos cinco itens do Compromisso e um dos dois itens da Interação Social; Fidelidade ao Clube – composto pelos quatro itens do Compromisso, um item do Estádio e um Item da Interação Social; e a Perceção Externa do Clube – composta pelo item da Restauração, os itens da Equipa e os itens do Pessoal Não Jogador. Em relação à Lealdade Clubística e ao Envolvimento Clubístico, ambos apresentaram correlações positivas com os fatores de associação à marca. Estes resultados são expectáveis e vão de encontro aos estudos presentes na literatura (Bee & Havitz, 2010; Neal & Funk, 2006; Mahony, Madrigal & Howard, 2000; Adamson et al., 2006).
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29710
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pedro Marinheira.pdf11.46 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

464
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

493
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.