Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29705
Title: A mudança social em projetos de intervenção social pela arte : o caso do projeto Bando À Parte
Authors: Gomes, Diana Filipa Vicente 
Orientador: Ferreira, Sílvia
Keywords: Cidadania; Integração social; Mudança social; Intervençao social pela arte; Teoria da mudança social
Issue Date: 29-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Gomes, Diana Filipa Vicente - A mudança social em projetos de intervenção social pela arte : o caso do projeto Bando À Parte, Coimbra, 2015
Abstract: A mudança social é o esforço consciente para contrabalançar injustiças sociais, económicas e políticas que afetam grupos populacionais mais marginalizados, pobres e vulneráveis, incluindo o acesso a bens, recursos e serviços. A mudança social ocorre muitas vezes como resultado da ação intencional de atores sociais, animados por determinados programas e projetos de alteração deliberada de certos ou todos os aspetos das estruturas sociais. Todos os projetos de intervenção social têm implícita uma teoria da mudança social, posto que têm como objetivo a resolução de um determinado problema social através de uma resoluta metodologia de intervenção. A teoria da mudança não é algo novo, o que tem vindo a evoluir é a sua utilização como ferramenta de planeamento e de avaliação. A avaliação ajuda a compreender se os projetos têm, efetivamente, impacto ao nível da resolução dos problemas sociais. Este trabalho pretende identificar a teoria da mudança social de um projeto de intervenção social pela arte de jovens de meios desfavorecidos, o projeto Bando À Parte: Culturas Juvenis, Arte e Inclusão Social, e compreender de que forma se refletiu nos seus públicos. O objetivo geral da investigação foi avaliar em que medida a intervenção social pela arte fomenta e comporta processos de mudança social no aprofundamento da cidadania e na integração dos indivíduos. A metodologia privilegiada foi a qualitativa, tendo-se selecionado o método estudo de caso único e recorreu-se a fontes de informação diversificadas, trazidas por várias técnicas de investigação, tais como: entrevistas semiestruturadas, inquéritos, diário de bordo e consulta e análise de documentos institucionais. A consciencialização é um objetivo instrumental para a especificidade da teoria da mudança social do projeto, segundo a qual a cidadania cultural e a prática artística fomentam processos de inclusão social. O projeto teve impacto nos(as) jovens ao nível da auto consciencialização dos seus direitos civis, políticos, sociais e culturais, na identidade, no respeito pelas outras pessoas, pelas suas pertenças culturais e étnicas, na escola e desenvolveram o seu pensamento crítico dando, atualmente, mais importância à participação cidadã na sociedade. Todavia, esta investigação também conclui que a intervenção social pela arte do projeto não comporta e fomenta processos de mudança social nos indivíduos que dependem de alterações nas estruturas sociais.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29705
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE FINAL - ENTREGA FINAL.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,991
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

9,407
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.