Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29702
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dc.contributor.advisorFortuna, Carlos-
dc.contributor.authorAndrade, Miguel André Pereira Jardim de-
dc.date.accessioned2015-10-08T14:57:22Z-
dc.date.available2015-10-08T14:57:22Z-
dc.date.issued2015-09-28-
dc.identifier.citationAndrade, Miguel André Pereira Jardim de - O desenvolvimento da indústria do design corporal, nos últimos 50 anos, em Portugal, Coimbra, 2015por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29702-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Fortuna.por
dc.description.abstractA par de uma crescente preocupação com os cuidados do corpo, por parte dos indi-víduos, na sociedade atual tem vindo a registar-se o desenvolvimento de mercados em torno da modulação corporal, estética, saúde e bem-estar físico. Atendendo às consequências que as mudanças políticas, económicas e culturais ocor-ridas em Portugal, nos últimos cinquenta anos, ocasionaram na conceção e na forma de uti-lização do corpo por parte dos indivíduos, procurou-se analisar nesta dissertação o desen-volvimento da indústria do design corporal em contexto nacional. A seleção das unidades de observação que sustentam a parte empírica deste trabalho passou pelos anúncios publicitá-rios da indústria do design corporal divulgados nas edições da revista Flama (1964) e da revista Visão (2014). A partir da informação recolhida procedeu-se a uma análise da ocorrência de anún-cios publicitários, atendendo a três esferas da indústria do design corporal –bem-parecer, bem-estar e bem-fazer – , para dois momentos, ano de 1964 e 2014. Procedeu-se ainda neste trabalho à análise da frequência dos anúncios publicitários da indústria do design corporal nas edições publicadas nas revistas e períodos selecionados para análise. Verificou-se um aumento de produtos, bens e serviços dedicados aos cuidados com a aparência e estética do homem na revista Visão em 2014, constatando-se assim uma diminuição da dissimetria entre homens e mulheres existente na revista Flama em 1964. Concluiu-se que com o desenvolvimento da indústria do design corporal é cada vez mais difícil distinguir as suas esferas e os efeitos promovidos pelos seus produtos, bens e serviços. A atual multifuncionalidade, diversidade e complementaridade dos produtos bens e serviços premeiam assim o cruzamento dos objetivos e efeitos das esferas da indústria do design corporal, tornando-a cada vez mais híbrida. Confirma-se ainda que a indústria do design corporal se molda ao contexto da sociedade, cultura e público consumidor.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIndústria do design corporalpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectImprensa escritapor
dc.titleO desenvolvimento da indústria do design corporal, nos últimos 50 anos, em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201481200-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3102-3710-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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