Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29698
Title: Uma aplicação da lei de Thirlwall à economia portuguesa : análise por setores
Authors: Dias, Jeanete Jandira Pereira 
Orientador: Antunes, Micaela
Keywords: Crescimento económico; Elasticidades-rendimento; Lei de Thirlwall; Lei multissetorial de Thirlwall.
Issue Date: 10-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Dias, Jeanete Jandira Pereira - Uma aplicação da lei de Thirlwall à economia portuguesa : análise por setores, Coimbra, 2015
Abstract: O comércio externo é decididamente um dos fatores mais relevantes para a expansão económica de um pequeno país como Portugal e como tal, analisa-se, com recurso à Lei de Thirlwall, o impacto que a Balança de Pagamentos pode ter sobre o crescimento económico, entre 1994 e 2013. Por outro lado, no seguimento da crise económica e financeira internacional de 2008, que teve como consequências, entre outras, a queda no Investimento Privado e no Consumo Público e Privado, pretende-se verificar até que ponto as trocas comerciais com o exterior podem desempenhar um papel relevante na resolução do problema. Mais, pretende-se verificar, recorrendo à Lei Multissetorial de Thirlwall, se a estrutura produtiva pode influenciar o crescimento nacional. Descreve-se ainda a evolução dos principais setores exportadores e importadores para o período em análise e estima-se as funções procura por exportações e importações tanto a nível agregado como setorial (para 17 grupos de produtos segundo a agregação por grupos de produtos da Classificação da Nomenclatura Combinada), de forma a obter as elasticidades-rendimento que permitem o cálculo da taxa de crescimento compatível com o equilíbrio da Balança de Pagamentos. Os resultados mostram que a peculiaridade do (curto) período analisado torna difícil a comprovação de Lei de Thirlwall. Por outro lado, a utilização da componente multissetorial permite uma melhor aproximação à taxa efetiva do período.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Micaela Antunes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29698
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto- Jeanete Dias_2015.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

440
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

303
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.