Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/29695
Title: A importância da formação profissional enquanto investimento em capital humano
Authors: Lourenço, Teresa Maria da Silva Pinto 
Orientador: Carreira, Carlos M. G.
Lourenço, Lourenço, Sónia
Keywords: Formação profissional; Capital humano; Competências; Crescimento económico
Issue Date: 21-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Lourenço, Teresa Maria da Silva Pinto - A importância da formação profissional enquanto investimento em capital humano, Coimbra, 2015.
Abstract: Tendo em consideração o facto de a Economia baseada no conhecimento, ser descrita como uma permanente necessidade de aprendizagem, na realidade, encontrando o seu fundamento na Teoria do Capital Humano, o conhecimento é hoje reconhecido como um mecanismo promotor de produtividade e crescimento económico. Em Portugal, os níveis de qualificações encontram-se abaixo da média europeia, pelo que a Formação Profissional irrompe como um dispositivo de rápido combate a estas deficiências, elevando os níveis de qualificações, capacitando os indivíduos de competências imperativas ao exercício de determinadas profissões. Assim, este trabalho desenvolve-se no sentido de enfatizar a importância de um mecanismo de aquisição de conhecimentos e competências como a Formação Profissional, bem como os benefícios que esta proporciona para os indivíduos e a sociedade em geral enquanto investimento em Capital Humano.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Carreira e Sónia Lourenço.
URI: http://hdl.handle.net/10316/29695
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 10

746
checked on Jan 22, 2020

Download(s) 1

17,946
checked on Jan 22, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.