Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29675
Title: O impacto das ferramentas da web 2.0 e das redes sociais na intenção de visita a um museu : o caso do Museu da Ciência
Authors: Aramburu, Luiz Francisco 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: WEB 2.0; Redes sociais; Criação de valor; Estratégia de comunicação; Marketing; Museu; Divulgação da ciência; Museu da Ciência da Universidade de Coimbra; Popularização da ciência
Issue Date: 14-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Aramburu, Luiz Francisco - O impacto das ferramentas da web 2.0 e das redes sociais na intenção de visita a um museu : o caso do Museu da Ciência, Coimbra, 2015.
Abstract: A utilização das Redes Sociais como estratégia de Marketing é cada vez maior. As instituições que promovem a Divulgação e Popularização da Ciência sofrem os impactos da crise econômica, situações que tornam este mercado cada vez mais competitivo. Aumenta a necessidade de levar os conceitos da Ciência para o maior número de pessoas possível, e as ações de Popularização da Ciência precisam atingir o público em geral, de maneira efetiva, mas com baixo custo. Neste cenário, encontra-se a justificativa para desenvolver um estudo que tem como objetivo analisar qual é o Impacto das Ferramentas da WEB 2.0 e das Redes Sociais, na intenção de visita ao Museu da Ciência da UC. Buscando resultados que permitissem alcançar o objetivo principal, foi aplicado aos visitantes online do museu, com mais de 16 anos, um questionário eletrônico que recolheu informações de 251 respondentes. Após esta fase de recolha, todos os dados foram analisados, estatisticamente, com auxílio do software estatístico SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Nessa análise foram considerados vários fatores referidos na literatura, inclusive, fatores sociodemográficas. Foram propostos dois submodelos de antecedentes: o submodelo 1, que tem como dependente a variável Percepção do Consumidor à Atividade do Marketing na Rede Social (PCAM) e o modelo global, que apresenta como dependente a variável Intenção de Visita ao Museu (IVM). Da análise do submodelo 1 (PCAM), resultaram evidências de que as variáveis Diversão, Consumo, Conteúdo e Utilização dos Recursos Online anteriormente à visita (UROL) têm significância na explicação das Percepções dos Consumidores das Atividades de Marketing nas Redes Sociais. Já no modelo geral, obtivemos resultados que evidenciam que as variáveis Entretenimento, Moda, Susceptibilidade, Perícia, Interesse, Conteúdo, Influência do WEBsite (IWS) e a Influência dos conteúdos do WEBsite têm significância estatística elevada. Pretendemos que este estudo desperte interesse nas instituições que atuam neste segmento do mercado e também possa ajudar os estudiosos e/ou profissionais do setor de museus em geral.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29675
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DissertaçãoFinal04.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

762
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

335
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.