Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29673
Title: Desenvolturas empreendedoras na economia criativa : casos em Portugal e no Brasil como potencial ao desenvolvimento de territórios urbanos com carências socieconômicas
Authors: Souza, Israel Alves Jorge de 
Orientador: Ferreira, Sílvia
Keywords: Economia criativa; Empreendedorismo; Desenvolvimento territorial; Favelas; Áreas urbanas degradadas
Issue Date: 29-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Souza, Israel Alves Jorge de - Desenvolturas empreendedoras na economia criativa : casos em Portugal e no Brasil como potencial ao desenvolvimento de territórios urbanos com carências socieconômicas, Coimbra, 2015.
Serial title, monograph or event: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Ferreira.
Abstract: A partir do estudo de um empreendimento do setor cultural e artístico de Portugal e outro do Brasil, ambos situados em territórios urbanos com carências socioeconômicas, pretendeu-se identificar a amplitude conceitual e potencial da economia criativa como fator contribuinte para o desenvolvimento de territórios com esse perfil. Supunha-se, nesse sentido, que tal potencial da economia criativa para o desenvolvimento dependeria de uma abordagem “adaptada” de seu conceito e que esse próprio conceito poderia, afinal, ser melhor compreendido mediante a análise dessa “adaptação”. Dados os contextos muito distintos de cada país, não se tratou propriamente de uma análise comparada e sim de um paralelo, buscando-se afinal convergências e divergências entre um empreendimento localizado numa área urbana degradada de Lisboa e outro numa favela do Rio de Janeiro, ambos no contexto de programas públicos associados à economia criativa e voltados ao desenvolvimento territorial. No processo de seleção dos casos se verificou que esses programas, apesar de singulares nessa tentativa de associação entre as dimensões econômica, cultural e social, acabavam por não abarcar empreendimentos com forte viés de negócio. E em paralelo, no âmbito teórico, foram analisadas resistências à integração entre essas dimensões e verificadas as relações entre desenvolvimento territorial, empreendedorismo, inclusão produtiva e progressão social. Foram analisadas também as correlatas intersecções trazidas com as iniciativas de empreendedorismo social e principalmente com o desenvolvimento e com o alargamento do conceito de negócio social. Nesse contexto, o estudo dos casos selecionados (em seus aspectos positivos e negativos) passou a indicar uma amplitude socioeconômica da economia criativa como potencial para o desenvolvimento que foi igualmente verificada no trabalho teórico, num afastamento tanto do viés puramente econômico quanto do viés puramente social e cultural. Evidenciou-se, assim, que na verdade não se tratava de adaptação do conceito à realidade dos territórios urbanos com carências socioeconômicas, e sim de vislumbres de uma nova delimitação da economia criativa. Contextualizando-a em seu desenvolvimento teórico-prático, destacando-se sua relação com as indústrias culturais e associando-a às noções de ciência cultural, elaborou-se afinal uma proposta conceitual vinculada ao conhecimento e focada num resgate da centralidade da cultura, que acaba por se projetar em termos sociais na própria oferta de serviços e produtos relacionados e na agregação de valor social a eles. Em outras palavras, uma transferência analítica de peculiaridades das desenvolturas empreendedoras analisadas à compreensão da economia criativa e de sua relação com o desenvolvimento territorial.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29673
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de mestrado_Israel Alves Jorge de Souza.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.