Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29672
Title: O impacto da inteligência emocional na liderança autêntica e no sucesso individual a partir das atitudes dos trabalhadores
Authors: Silva, Diane Isaura Soares 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Inteligência emocional; Liderança autêntica; Automotivação; Criatividade; Superação no trabalho
Issue Date: 1-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Diane Isaura Soares - O impacto da inteligência emocional na liderança autêntica e no sucesso individual a partir das atitudes dos trabalhadores, Coimbra, 2015.
Abstract: Hoje em dia, a inteligência emocional tem uma pluralidade de definições, no entanto, cada uma delas próximas o suficiente para sustentar a ideia de que têm desempenhado um papel fundamental, tanto no contexto organizacional como no dia á dia das pessoas. Saber gerir as suas emoções e saber lidar com as dos outros tem-se revelado uma competência principal e de grande importância. Resumindo, a inteligência emocional traduz-se na capacidade de racionalizar as emoções através dos processos cognitivos que envolve a perceção das próprias emoções e também a dos outros, a regulação e uso das emoções, no sentido da sua eficácia funcional, ou seja, a tomada de decisão (Wong e Law, 2002). Com isto, este estudo tem como objetivo entender qual o impacto da inteligência emocional na liderança autêntica uma vez que um líder deve ser visto como um exemplo e tem influência nas pessoas com quem colabora e/ou está em contacto. Um líder com elevada inteligência emocional terá provavelmente mais sucesso e uma maior vantagem competitiva comparativamente com outro líder que tenha uma inteligência emocional menos evidente. Na liderança autêntica necessita-se do uso da inteligência emocional para, assim, conseguir alcançar os seus objetivos e chegar ao sucesso individual, para além de, no contexto organizacional, se pretender um desempenho individual mas também coletivo. Esta investigação insere-se no contexto organizacional e na forma como a inteligência emocional pode ser usada promovendo uma liderança autêntica eficaz chegando a gerar sucesso individual através do impacto que este pode ter nas atitudes. Para a realização deste estudo, foi efetuado um questionário a cerca de 367 pessoas que desenvolviam naquele momento uma atividade profissional. A recolha dos dados decorreu via online. Esta investigação mostrou que há um impacto da inteligência emocional na liderança autêntica e nas variáveis mediadoras, à exceção do comportamento ético. Através destas conclusões é possível fornecer um conjunto de orientações para que os indivíduos dêem mais ênfase à sua inteligência emocional dado o impacto que ela pode ter de forma direta ou indireta na automotivação, na criatividade, na superação no trabalho, no comprometimento afetivo organizacional e na liderança autêntica.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29672
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Projeto_FINAL Diane Silva.pdf23.35 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.