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Title: Construções de Subordinação Adverbial Introduzidas por Conectores - Análise de Produções Escritas por Aprendentes Chinses de PLE
Authors: Ren, Shanshan 
Orientador: Lopes, Ana Cristina Macário
Keywords: Subordinação adverbial; Conectores; PLE; Aprendentes chineses
Issue Date: 8-Jul-2015
Citation: REN, Shanshan - Construções de subordinação adverbial introduzidas por conetores : análise de produções escritas por aprendentes chinses de PLE. Coimbra : [s.n.], 2015. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/29006>.
Abstract: O objeto do estudo deste trabalho são produções escritas dos alunos chineses que têm a língua portuguesa como língua estrangeira. A partir da análise de construções de subordinação adverbial e dos conectores que nelas participam, pretendemos explorar os problemas mais correntes e encontrar algumas regularidades no plano dos desvios. Foram analisadas construções temporais, causais, finais,condicionais e concessivas. Durante o estudo, adoptamos a metodologia de análise de erros, mais precisamente, organizámos os dados empíricos por níveis de proficiência, extraímos as estruturas de subordinação adverbial, identificámos os desvios, categorizámo-los e procedemos a uma análise quantitativa e análise qualitativa dos dados. A partir das regularidades observadas e dos desvios categorizados, tentamos identificar as causas subjacentes. Este trabalho visa contribuir para a circunscrição de áreas críticas no plano da escrita de textos em português por parte de aprendentes chineses, nomeadamente no plano da coesão interoracional marcada por conectores, ao nível da frase complexa por subordinação adverbial.
The research object of this dissertation is the written productions of Chinese students who study Portuguese as a foreign language. Through the analysis of adverbial subordinate clauses introduced by connectives (temporal, causal, final, conditional and concessive ones), we intend to explore the most common problems and find some regularities in terms of deviations. In the study, we adopt the error analysis methodology. More precisely, we organized the empirical data by proficiency levels, extracted the adverbial subordinate structures, identified non-target occurrences, categorized them and proceeded to a quantitative and qualitative analysis. We also try to identify the underlying causes of the patterns of the non-target occurrences described. This work aims to pinpoint critical areas in writing texts in portuguese by chinese learners, in particular in the area of interclausal cohesion marked by connectives within the complex sentence involving adverbial subordination.
Description: Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda, orientada pela Doutora Ana Cristina Macário Lopes, apresentada ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/29006
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

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