Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28507
Title: Impacto das normas de orientação clínica na uniformização da terapêutica de infeções do aparelho urinário : antióticos uso ou abuso?
Authors: Fernandes, Ana Filipa Gameiro 
Orientador: Gonçalves, Maria Suzete
Ferreira, Pedro Lopes
Keywords: Infeções do trato urinário; Normas de Orientação Clínica (NOC); Antibióticos; Agrupamentos de centros de saúde (ACES); Unidades de saúde familiar (USF)
Issue Date: 19-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Fernandes, Ana Filipa Gameiro - Impacto das normas de orientação clínica na uniformização da terapêutica de infeções do aparelho urinário : antióticos uso ou abuso?, Coimbra, 2015
Abstract: As infeções do trato urinário estão entre as patologias infeciosas mais comuns na prática clínica, com elevados custos para a sociedade. Na grande maioria dos casos a infeção é causada pela bactéria Escherichia coli. Os antibióticos são a arma terapêutica utilizada, constituindo um grupo farmacológico importante não só pelos seus benefícios terapêuticos e clínicos, como também pela sua repercussão social e económica. Contudo, a prescrição de um antimicrobiano pode ser um dos mais complexos atos da terapêutica medicamentosa. A utilização de antibióticos deve cumprir objetivos específicos (tratamento ou profilaxia), mas deve salvaguardar o menor impacto na seleção ou indução de resistências (capacidade de um microrganismo resistir à ação de um agente antimicrobiano). Portugal apresenta um dos maiores índices de utilização de antibióticos quando comparado com os países da União Europeia. A resistência aos antibióticos traz-nos um perigo acrescido, uma vez que está relacionada com o aumento dos custos dos cuidados de saúde, constituindo um encargo para a sociedade. As orientações clínicas constituem um conjunto de diretrizes bem sistematizadas, elaboradas com o objetivo de ajudar os médicos na tomada de decisões dos cuidados de saúde adequados, adaptados à situação clínica e ajustadas às opções de diagnóstico e tratamento que se consideram mais adequadas. O objetivo deste trabalho é avaliar o consumo de antimicrobianos nos cuidados de saúde primários da Região de Saúde do Centro e o impacto da Norma de Orientação Clínica (NOC), sobre a terapêutica de infeções no aparelho urinário (norma n.º 15/2011, publicada pela Direção-Geral da Saúde), na uniformização das prescrições. Pretende-se também comparar a variação de consumo de antimicrobianos, nas Unidades de Saúde Familiares (USF) versus Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). Da investigação, conclui-se que a publicação da NOC alterou o padrão de prescrição médica, evidenciando-se custo-efetiva para o utente e para o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Denota-se uma preocupação crescente na redução do consumo de quinolonas e um aumento de prescrição de fosfomicina e nitrofurantoína, indo ao encontro com o preconizado. Quando analisados os dados dos ACES e USF, evidencia-se um melhor cumprimento da NOC e uma melhor gestão de recursos por parte das USF. Realça-se a importância da implementação de normas de orientação clínica, baseadas em guidelines nacionais e internacionais, que vi forneçam pontos-chave e recomendações sobre os cuidados de saúde apropriados, reduzindo a variação, e mantendo ou melhorando a qualidade da assistência médica.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Lopes Ferreira e Maria Suzete Gonçalves.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28507
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_aff.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,038
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,771
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.