Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28503
Title: Melhoria contínua na redução dos tempos de espera na USF CelaSaúde
Authors: Marques, Marisa Manuela Coelho 
Orientador: Sá, Patrícia Moura e
Tomé, Maria Teresa
Keywords: Tempo de espera; Ciclo PDCA; Ferramentas básicas da qualidade; Ações corretivas; Melhoria contínua
Issue Date: 4-Mar-2015
Publisher: FEUC
Citation: Marques, Marisa Manuela Coelho - Melhoria contínua na redução dos tempos de espera na USF CelaSaúde, Coimbra, 2015
Abstract: O presente relatório realizou-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio curricular ocorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) CelaSaúde, na área da Qualidade com uma duração aproximada de cinco meses. O objetivo deste estudo foi analisar a possibilidade de redução dos tempos de espera, na unidade, de modo a melhorar a qualidade dos serviços prestados e consequentemente a satisfação dos seus utentes. Tendo em conta que a USF em estudo pretende candidatar-se à Acreditação, existem vários parâmetros que têm de ser avaliados e monitorizados de modo a corresponder às características necessárias. A escolha do tema remete precisamente a esta necessidade, sendo objeto de estudo os tempos de espera, um dos parâmetros mais problemático na unidade. Com este propósito foi aplicado o ciclo PDCA e ferramentas básicas da qualidade. Para a execução do ciclo PDCA foi imprescindível analisar e avaliar as medidas que a USF tem vindo a implementar para melhoria do parâmetro em estudo. Posteriormente a implementação do ciclo PDCA é demonstrado duas ferramentas da qualidade que permitiram perceber melhor quais são os constrangimentos que aumentam os tempos de espera e podem ser uma ajuda num futuro ciclo PDCA. Conclui-se que as ações corretivas implementadas estão a produzir resultados, contudo ainda existem alguns problemas que podem ser minorados. Desta forma, também são deixadas algumas recomendações de melhoria.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Moura e Sá e Maria Teresa Tomé.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28503
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Marisa Marques.pdf3.69 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

843
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,199
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.