Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28432
Title: Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves.
Authors: Gomes, Pedro Manuel Pinto Lopes 
Orientador: Fernandes, Rui Jorge Gama
Keywords: Marketing Territorial; Planeamento Estratégico; Planos Estratégicos; Coimbra; Desenvolvimento Regional; Chaves
Issue Date: 2-Mar-2015
Abstract: Atualmente, assiste-se a uma crescente concorrência entre os territórios pela captação de recursos que incentivem o desenvolvimento desses mesmos territórios. O planeamento estratégico assume-se, neste contexto, como uma ferramenta crucial para a definição de opções que permitam a qualificação dos territórios. Na tentativa de reforçar a competitividade e de promover as potencialidades de um território para atrair recursos, o marketing territorial surge como um auxiliar do planeamento estratégico. A sua contribuição passa por organizar os recursos locais e por transmitir uma imagem aliciante e inovadora no sentido de persuadir o mercado e os investidores a investirem nos territórios. Nesta dissertação pretende-se perceber se no contexto nacional o planeamento estratégico e o marketing territorial têm contribuído para o desenvolvimento sustentável dos territórios, avaliando assim planos estratégicos de dois municípios (Chaves e Coimbra) com características geográficas e socioeconómicas distintas. É elaborado um esquema de avaliação no sentido de identificar e avaliar as virtudes e fragilidades destes planos para os municípios em causa. Esta avaliação não visa fazer juízos de valor sobre o Plano, os Atores e os resultados, somente pretende perceber qual o impacto que estes planos têm para as cidades tendo em atenção os objetivos e estratégias definidas, o processo de elaboração e o nível de concretização.
Description: Dissertação de Mestrado em Geografia Humana - Ordenamento do Território e Desenvolvimento apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28432
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Geografia - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese de Mestado.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

787
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 5

3,501
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.