Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28358
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dc.contributor.advisorMachado, Teresa Sousa-
dc.contributor.authorDias, Mafalda Sofia Magro-
dc.date.accessioned2015-02-26T11:36:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28358-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractNos dias de hoje, a teoria da vinculação remete para a importância do carácter desenvolvimental da mesma, que acompanha o indivíduo desde o berço até à sepultura (Bowlby, 1982). Vincular-se a alguém constitui uma necessidade de sobrevivência do sujeito, que influencia significativamente a sua trajetória desenvolvimental posterior, nos domínios sociais, emocionais e cognitivos, influindo na construção da sua personalidade. O período do meio da infância carece de estudos no âmbito da teoria da vinculação, sobretudo no que respeita ao estabelecimento de relações afetivas além das fronteiras familiares, nomeadamente com os pares e professores. Atualmente, o desenvolvimento de métodos e instrumentos que ambicionam avaliar a vinculação, nestas idades (8-12 anos), tem aumentado, observando-se a passagem da observação comportamental para o estudo das representações mentais (Main, Kaplan & Cassidy, 1985). A presente investigação relata os dados preliminares da tradução, adaptação e validação de uma escala de vinculação a pais, pares e professores (PIML) para crianças portuguesas com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Assim, através da realização de análises das suas qualidades psicométricas, nomeadamente a dimensionalidade, a fiabilidade e a validade discriminante (com recurso ao SDQ-Por), e, ainda, alguns estudos complementares, procurámos legitimar o seu uso em Portugal. Recorrendose a uma amostra de 340 sujeitos, os resultados encontrados sugerem tratarse de um instrumento de autorrelato válido e adequado à avaliação da perceção de vinculação a figuras significativas, em crianças com estas idades.por
dc.description.abstractNowadays, the attachment theory leads to the importance of the developmental characteristics of attachment, which follow the individual from the cradle to the grave (Bowlby, 1982). Creating bonds with someone is essential to the survival of the subject and it influences, in a meaningful way, his subsequent developmental trajectory, in social, emotional and cognitive domains, as well as the construction of his personality. The middle childhood period needs deeper studies within the context of attachment theory, especially regarding the affective relationships beyond family boundaries, namely with peers and teachers. Currently, the development of methods and tools that intend to evaluate attachment, in these ages (8-12 years old), has increased, noticing the transition from behavioural observation to the study of mental representations (Main et al., 1985). This investigation reports the preliminary data referring to the translation, adaptation and validation of an attachment scale to parents, peers and teachers (PIML), for Portuguese children with ages between 10 and 12 years old. Thus, through the analysis of their psychometric qualities, particularly the dimensionality, reliability and discriminant validity (using the SDQ-Por) and also some additional studies, we intend to legitimize its use in Portugal. By using a sample of 340 subjects, the results suggest that PIML is a valid and appropriate self-report tool for the assessment of representation of attachment to significant people, in children within these ages.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVinculaçãopor
dc.subjectProblema de comportamento, criançapor
dc.titleVinculação a pais, pares e professores e problemas de comportamento: estudo da tradução e adaptação do People in my Life (PIML) para crianças portuguesaspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleVinculação a pais, pares e professores e problemas de comportamento: estudo da tradução e adaptação do People in my Life (PIML) para crianças portuguesaspor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201443937-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1012-8660-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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